////

UFPA divulga editais para Residências Médicas, Multi e Uniprofissionais com vagas para negros e indígenas

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou nesta terça-feira, 18, os editais dos Processos Seletivos para Residência Médica e para Residência Multi e Uniprofissional da Saúde do ano de 2023. Nestes editais, foram definidas as reservas de vagas para candidatos negros e indígenas. A UFPA foi a primeira universidade federal a adotar estas políticas de ações afirmativas para ingresso em Residências Médicas, Multiprofissionais e Uniprofissionais e, neste contexto, promover a ação afirmativa na Instituição, da graduação à pós-graduação, visando à equidade para a sociedade.

São ofertadas mais de 200 vagas em diferentes especialidades e para diversos hospitais no estado.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES:

O período de inscrições inicia às 14h do dia 22 de outubro e segue até às 17 horas do dia 10 de novembro de 2022, horário de Belém/PA.

RESIDÊNCIA E TAXA DE INSCRIÇÃO:

A Residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a profissionais graduados em cursos devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). A taxa de inscrição é no valor de 330 reais, porém podem requerer isenção total do pagamento os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenham indicado o Número de Identificação Social (NIS) no formulário de inscrição. 

COMO SOLICITAR A ISENÇÃO DE TAXA?

Para requerer a isenção, é necessário realizar o preenchimento de formulário disponível no site do CEPS, até às 17h do dia 30 de outubro de 2022, horário de Belém/PA. O CEPS vai consultar o órgão gestor do CadÚnico, a fim de verificar a veracidade das informações prestadas. O resultado dos pedidos de isenção estará disponível a partir do dia 1o de novembro. Quem não obtiver a isenção deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 14 de novembro de 2022.

VAGAS:

Residência Médica – A Residência Médica é destinada a profissionais graduados em Medicina, em curso reconhecido pelo MEC, e a médicos estrangeiros ou brasileiros graduados em escolas estrangeiras, com diploma revalidado no Brasil, por universidade pública reconhecida pela legislação vigente.

A seleção destina-se ao preenchimento de vagas nos Programas de Residência Médica desenvolvidos no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), nas seguintes especialidades: Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Infectologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva Adulto, Oftalmologia, Oncologia Clínica, Otorrinolaringologia, Pediatria e Pneumologia. 

Residência Multiprofissional – O Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (PRMPS) constitui-se em um ensino em serviço, em formato de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização. O curso terá duração mínima de dois anos (exceto o Programa de Residência em Área Profissional Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial HUJBB/Belém, que tem duração de 3 anos), com carga horária de 60h semanais, desenvolvidas em regime de dedicação exclusiva, com atividades práticas que podem incluir plantões de final de semana. 

O programa oferta vagas para diferentes categorias de profissionais da saúde, nos seguintes hospitais: HUJBB e HUBFS, em Belém/PA; Hospital Santo Antônio Maria Zaccarias (HSAMZ), em Bragança/PA; na Rede de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do Município de Altamira; e no Hospital Veterinário Universitário do Campus Universitário de Castanhal, em Castanhal/PA. As áreas das Residências são: Oncologia, Saúde do Idoso, Atenção ao Paciente Crítico, Atenção à Clínica Integrada, Saúde da Mulher e da Criança, Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Atenção à Clínica Especializada – Fonoaudiologia, Enfermagem Obstétrica, Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres, Clínica Médica e Reprodução de Ruminantes e Equídeos, e Patologia Animal.

Os profissionais que forem admitidos como residentes devem obedecer aos regulamentos da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) e da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).

Ações afirmativas – A principal novidade dos editais dos Programas de Residência da UFPA este ano é a reserva de vagas para candidatos negros e indígenas. A Universidade já estuda também a adoção de cotas para pessoas com deficiência em edições futuras. As reservas serão aplicadas, inicialmente, a especialidades que ofertam três vagas ou mais.

CANDIDATOS NEGROS:

Os candidatos inscritos com autodeclaração de pessoa negra (de cor preta ou de cor parda), se aprovados em vagas reservadas para cota, passarão por uma Banca de Heteroidentificação, que analisará o fenótipo da pessoa negra dos candidatos, ou seja, considerará o conjunto de características físicas dos indivíduos, predominantemente a cor da pele, a textura do cabelo e os aspectos faciais, que o fazem ser socialmente reconhecido como pessoa negra e, portanto, mais vulnerável a discriminações, ofensas e perdas de oportunidades. A banca não considerará a ascendência do candidato nem as informações contidas em documentos de outros processos seletivos e/ou outras instituições.

CANDIDATOS INDÍGENAS:

No caso de candidatos autodeclarados indígenas, se aprovados em vagas de cotas, deverão passar por uma Banca de Verificação da Autodeclaração Indígena, a qual validará a Declaração de Pertencimento Étnico (conforme modelo disponível no Anexo IV do edital) assinada por autoridades/lideranças de sua respectiva etnia/povo ou associações indígenas, ou a cópia do Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) do candidato.

COMO SERÁ O PROCESSO SELETIVO?

A seleção para os Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da UFPA ocorrerá em três etapas. A primeira será uma prova objetiva, com 50 questões de múltipla escolha, a ser realizada no dia 4 de dezembro de 2022, com início às 14h30 e término às 18h30 (horário de Belém-PA). Os candidatos que obtiverem pontuação mínima de 50% na prova objetiva serão convocados para a segunda etapa, que consiste na avaliação curricular. A terceira etapa será a validação da autodeclaração de pessoa negra ou indígena, exclusiva para candidatos inscritos em vagas de cotas. O resultado preliminar, após todas essas etapas, está previsto para ser divulgado no dia 8 de fevereiro (data provável).

Na Residência Médica, a primeira etapa consistirá em 100 questões de múltipla escolha para programas de acesso direto e 20 questões de múltipla escolha para programas com exigência de pré-requisito, a ser realizada no dia 4 de dezembro de 2022, com início às 14h30 e término às 18h30 (horário de Belém-PA). Os candidatos que obtiverem pontuação mínima de 50% na prova objetiva serão convocados para a segunda etapa, que consiste na avaliação curricular. A terceira etapa será a validação da autodeclaração de pessoa negra ou indígena, exclusiva para candidatos inscritos em vagas de cotas. O resultado preliminar após todas essas etapas está previsto para ser divulgado no dia 8 de fevereiro (data provável).

Serviço:

Processos Seletivos para Residência Médica 2023 e para Residência Multi e Uniprofissional da Saúde  2023

Edital da Residência Médica

Edital da Residência Multi e Uniprofissional

Inscrições: das 14h do dia 22 de outubro até as 17h do dia 10 de novembro de 2022.

Solicitações de isenção: das 14h do dia 22 de outubro até as 17h do dia 30 de outubro de 2022.

Prova objetiva: 4 de dezembro de 2022, às 14h30.

Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA