O último fim de semana das férias escolares, neste sábado (30) e domingo (31), deve ter intensa movimentação em direção ao interior e no retorno à capital paraense, sobretudo no domingo. A previsão do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) é de que cerca de 110 mil veículos deixem a capital a partir desta quinta-feira (28).
Para evitar transtorno na saída, o Detran orienta os motoristas a evitarem horários de maior fluxo na BR 316. O monitoramento feito neste mês de julho aponta que sair às 5h da manhã ou até um pouco antes evita trânsito lento nos 10 primeiros quilômetros da rodovia, como sugere o diretor técnico-operacional do órgão, Bento Gouveia.
O Detran irá reforçar o efetivo reforçado para prevenir acidentes.
Já no retorno, o Departamento orienta que os melhores horários são antes das 16h ou após às 21h do domingo. “Evite sair na segunda-feira de madrugada, pois irá encontrar o fluxo normal da BR, que já é sempre bem intenso”, alerta Gouveia.
REVISÃO DO CARRO E DOCUMENTAÇÃO
Carro quebrado é uma das principais causas de engarrafamento. Por isso é importante fazer revisão, checar pneus, motor, freios e o nível de óleo do veículo estão entre as principais dicas para quem vai pegar a estrada.
O Detran alerta ainda que o motorista verifique a CNH e a documentação do carro. Dados parciais da Operação Verão mostram que as autuações mais recorrentes nas barreiras de fiscalização, até o momento, são conduzir veículo com a habilitação irregular e ou com o licenciamento do carro atrasado.