////

Unama expulsa aluna que fez ameaças de ataque nas redes sociais e implanta medidas de segurança

Uma aluna fez ameças de ataque nas redes sociais com referências a uma unidade da instituição de ensino superior Unama, em Belém. A publicação continha uma imagem de uma faca e uma máscara de caveira com os dizeres “Vai acontecer uma coisinha chata na unama da ac amanhã”. A aluna é do curso de psicologia. Um processo criminal foi aberto a respeito.

Em contato com a instituição, a rede confirmou ao BT+ a veracidade da ameaça de ataque e informou que expulsou a aluna. “A UNAMA confirma a expulsão e o cancelamento de matrícula da estudante que publicou ameaças em um perfil de rede social, fazendo cumprir o Regimento Interno da Instituição que, em seu artigo 135, III, alíena “b” prevê a pena de expulsão do discente que imprimir ameaça ou ofensa grave a dirigentes, autoridades, funcionários da instituição ou qualquer outro membro dos corpos docente ou discente”,disse em nota.

Nesta quarta-feira, 12, na unidade da Alcindo Cacela, alunos que chegaram para as aulas passaram por uma revista e tiveram que abrir as mochilas e bolsas, além de detector de metais. A unidade é a mesma que a ameaça de ataque fez referência. Porém, segundo relatos de estudantes da unidade localizada na BR-316, em Ananindeua, o mesmo não ocorreu. A instituição também confirmou que está tomando outras medidas junto ao setor jurídico e à coordenação administrativa para garantir a segurança de seus funcionários e alunos.

Também entramos em contato com a Polícia Civil a respeito do caso. Em nota, a PC informou que o caso é investigado sob sigilo, por meio da Divisão de Combate a Crimes contra Grupos Vulneráveis Praticados por Meios Cibernéticos (DCCV).

Confira a nota na íntegra:

A UNAMA está atenta e preocupada com a movimentação das redes sociais e com as notícias que circulam em todo o país sobre possíveis ataques às instituições de ensino. Com conhecimento das ameaças que circulam nas redes em relação à Instituição, informamos, também, que estamos tomando todas as providências que reforcem a segurança de nossos alunos e colaboradores, com notificação de ofício à Polícia Militar e Civil, além de abertura de boletim de ocorrência sobre o caso.

Além disso, realizamos o reforço de nossa equipe de segurança institucional, que visa identificar e prevenir quaisquer situações como esta. A Instituição lamenta profundamente a divulgação irresponsável de notícias falsas sobre possíveis ataques e pede que todos ajam com a responsabilidade e serenidade que o momento necessita.

A UNAMA confirma a expulsão e o cancelamento de matrícula da estudante que publicou ameaças em um perfil de rede social, fazendo cumprir o Regimento Interno da Instituição que, em seu artigo 135, III, alíena “b” prevê a pena de expulsão do discente que imprimir ameaça ou ofensa grave a dirigentes, autoridades, funcionários da instituição ou qualquer outro membro dos corpos docente ou discente.

A Instituição lamenta profundamente a divulgação irresponsável de notícias falsas sobre possíveis ataques e pede que todos ajam com a responsabilidade e serenidade que o momento necessita.