A pandemia ainda não acabou, entretanto, com o avanço da vacinação no Brasil, algumas flexibilizações começam a acontecer no país. A partir da próxima segunda-feira, 7, as máscaras de proteção, aliadas no combate a covid-19 desde o inicio da pandemia, deixarão de ser obrigatórias ao ar livre em todo o Distrito Federal.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal, e confirmada pelo Governador de DF, Ibaneis Rocha (MDB), via redes sociais na manhã desta quinta-feira, 3. Segundo o governador, decisão foi tomada após a taxa de transmissão de covid-19 ter atingido o menor índice desde o início da pandemia.
Segundo o portal agência Brasil, a transmissão está em 0,66, ou seja, cem infectados transmitem o vírus para outras 66 pessoas.
“Diante da queda nos casos de covid-19 no Distrito Federal, flexibilizaremos o uso de máscaras em locais abertos. Estamos pouco a pouco voltando à normalidade. Não deixem de se vacinar”, afirmou o governador, em suas redes sociais.
Em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) afirmou a BT que não existe previsão de que o mesmo ocorra. O uso de máscaras segue obrigatório na capital paraense e não há previsão de liberação nem mesmo ao ar livre.
É importante frisar que o decreto do Distrito Federal, determina a obrigatoriedade de máscaras em todos os espaços públicos fechados, transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais, assim como em eventos de grande público como shows e acontecimentos esportivos. A exigência do comprovante de vacinação com ao menos duas doses da vacina em todos os locais também continua valendo.
Em São Paulo, a desobrigação do uso de máscaras ao livre também vem sendo estudada pelo Governador João Dória.