O Koo é uma rede social criada na Índia em 2020. A ideia inicial era alcançar indianos que não falam inglês, mas ela acabou crescendo às custas de turbulências no mundo do passarinho azul. Tensões políticas entre o governo indiano e o Twitter foram/são um dos principais motivos para o surgimento e ascensão da plataforma.
A página oficial do aplicativo diz que o Koo já alcançou mais de 100 países e soma mais de 50 milhões de downloads. De acordo com o cofundador Mayank Bidawatka (via BBC), a meta atual é chegar aos 100 milhões de usuários até o final de 2022.
Não é preciso navegar muito para saber que a proposta do Koo é muito semelhante à do Twitter. Com o mesmo bordão (“Know what’s happening” ou “Saiba o que está acontecendo”), o objetivo é ser uma rede social microblog.
O visual do app é um pouco diferente, mas praticamente todas as ferramentas essenciais do Twitter estão presentes. O feed inicialmente cronológico, os 400 caracteres, a aba explorar/pesquisar, menções, Trending Topics, sugestões de pessoas para seguir, chat privado, etc. – tudo está lá.
ESPECULAÇÕES
Segundo a BBC, membros do governo Modi e celebridades de extrema-direita migraram em massa para a Koo e há acusações de que a rede social indiana amplifica a propaganda estatal e deixa o discurso de ódio contra muçulmanos rolar solto.
A abordagem da direção da Koo em relação à moderação é bem própria de outras redes alternativas ao Twitter. Ao Washington Post, Aprameya Radhakrishna, co-fundador da startup, disse que “os usuários odeiam se as empresas de redes sociais não agem como uma plataforma neutra”. Ele acredita que esse problema, de moderação, deve ser automatizado.