Nesta segunda-feira, 27, a imunização contra a Covid-19 com a vacina de reforço bivalente foi iniciada. Nesta primeira etapa, podem tomar pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A vacina é da farmacêutica Pfaizer.
Já na segunda etapa, em março, será a vez de pessoas com idade entre 60 a 69 anos. 18 capitais iniciaram a imunização, segundo levantou o site CNN Brasil. Apenas Belém (PA), Fortaleza (CE) e Florianópolis (SC) ainda estão de fora.
Em resposta ao BT, a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), informou que o Pará já recebeu, até o momento, 129.600 doses de vacinas bivalentes, que foram encaminhadas para localidades do interior do estado.
De acordo com a Sespa, uma nova remessa com 471.900 doses enviadas pelo Ministério da Saúde é aguardada, para serem encaminhadas aos demais municípios, entre eles, Belém. A previsão é que a entrega aconteça nesta semana, disse ao BT a Sespa.
CALENDÁRIO
Em abril, a bivalente chegará aos Trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade, segundo informa em cronograma do Ministério da Saúde.
A VACINA
A bivalente possui dois tipos, que combate as subvariantes do coronavírus, como a Ômicron:
- Bivalente BA.1 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA1;
- Bivalente BA.4/BA.5 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA.4/BA.5.
*Com informações de CNN Brasil.