//////

Vacinação antirrábica para cães e gatos acontece neste sábado e domingo em Belém; confira locais

A cidade de Belém se prepara para uma série de ações de vacinação antirrábica voltadas para cães e gatos neste fim de semana. Neste sábado, 3, a campanha começou às 9h e segue até às 16h. Já no domingo, dia 4, a campanha acontece no mesmo horário: das 9h às 16h

PONTOS DE VACINAÇÃO:

Neste sábado, 3, a vacinação acontece na Praça Dalcídio Jurandir, localizada no bairro da Cremação, e na Praça Frei Daniel de Samarat, na Rua Intendente Virgílio Mendonça, no Guamá.

E no domingo, dia 4, as equipes estarão presentes na Praça Brasil, na travessa Dom Pedro I, no bairro do Umarizal, e no Centro Comunitário Maria Mendes, na Terra Firme.

A ação faz parte da 1ª Etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos 2023, promovida pelo Ministério da Saúde e pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), do Departamento de Vigilância à Saúde (DEVS) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O objetivo principal é controlar a circulação do vírus rábico entre os animais domésticos caninos e felinos em todo o município de Belém.

A campanha tem como público-alvo os animais a partir de três meses de idade, que estejam saudáveis e sejam fêmeas não prenhes.

A transmissão da raiva ocorre principalmente pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, sendo a mordedura a forma mais comum de contágio. A doença também pode ser transmitida por arranhaduras e/ou lambidas. A raiva é uma antropozoonose, ou seja, pode ser transmitida do animal para o ser humano. Sua letalidade é aproximadamente 100%, e o tratamento preventivo às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer possui um alto custo.

Mesmo sendo uma doença conhecida desde a Antiguidade, a raiva continua representando um problema de saúde pública. Por isso, a vacinação antirrábica é uma medida essencial para prevenir a disseminação do vírus e proteger tanto os animais quanto a população.