//

Valorização do dólar após vitória de Trump aumenta rendimentos dos títulos do Tesouro

Dólar se fortalece com promessas de corte de impostos e tarifas sobre importações, pressionando moedas globais e atraindo investidores em busca de maior retorno nos Estados Unidos

reprodução / freepik

A vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (6), impulsionou a valorização do dólar, que é atualmente a moeda mais forte do mundo. Esse aumento provocou uma elevação nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA, criando um ambiente favorável para investidores em busca de retorno de capital no país americano.

Em definição, os títulos de tesouro são uma forma de investimento em que você empresta dinheiro ao governo federal e, em troca, recebe esse valor de volta acrescido de juros. O fortalecimento do dólar foi impulsionado pela venda generalizada no mercado de títulos, à medida que operadores ajustavam as probabilidades. A valorização do dólar pressionou outras moedas globais, enfraquecendo o euro, o iene, o dólar australiano e o franco suíço em pelo menos 1%, enquanto o peso mexicano recuou cerca de 3%.

A intensa disputa eleitoral aumentou a volatilidade dos mercados, embora esses movimentos tenham sido parcialmente suavizados na última semana, quando Kamala Harris começou a mostrar bom desempenho nas pesquisas. Até 29 de outubro, fundos hedge e outros especuladores mantinham cerca de US$ 17,8 bilhões em posições de compra no dólar, impulsionados pela busca por ativos de refúgio, conforme dados divulgados pela Commodity Futures Trading Commission e compilados pela Bloomberg.