Mais casos de varíola dos macacos foram confirmados nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Nesta quinta-feira, 23, foram dois casos no Rio e três em SP, totalizando 16 pacientes no país.
Também nesta quinta-feira, o estado do Piauí afirmou que investiga uma suspeita da doença. Até o momento não há confirmação no estado.
No Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde afirmou que os dois novos casos envolvem homens, de 25 e 30 anos. Nenhum deles tem histórico de viagem internacional recente ou contato com viajantes. Portanto, são possivelmente dois casos autóctones, ou seja, que a infecção ocorreu dentro do próprio estado. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar e sendo diariamente monitorados. Pessoas que tiveram contato com os infectados também estão em observação.
Já em São Paulo, os pacientes também são do sexo masculino e residentes na capital do estado. Segundo o Ministério de Saúde, dos 14 casos até então relatados, três eram considerados autóctones (infectados dentro do estado, sem histórico de viagem). Outros 11 são de pacientes com histórico de viagem para a Europa.
Nenhum paciente confirmado do Brasil apresentou estado grave para a doença até o momento.
O BT conversou com o Biólogo e Mestre em Virologia pelo Instituto Evandro Chagas, Thadeu Cantão. Ele falou sobre a origem da doença, os sintomas e possíveis precauções. Você pode conferir clicando aqui.