Na tarde desta quarta-feira, 28, diversos órgãos de segurança pública se reuniram na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) para definir como será montado e executado o esquema de segurança para garantir a tranquilidade da população em expressar sua opinião de forma democrática, nas Eleições 2022, que terão o primeiro turno sendo realizados no domingo, 2, de outubro.
O diferencial deste ano será o emprego de novos agentes das Polícias Civil e Militar, que foram aprovados no último concurso, bem como, será implantado nos centros de comando nas cidades polo. Mais de 8 mil agentes de segurança integram a Operação Eleições 2022, que abrange os 144 municípios paraenses.
Estiveram presentes na reunião os comandantes dos Centros Integrados Regionais de Castanhal, Abaetetuba, Santarém, Soure, Capanema, Paragominas, Breves, Tucuruí, Marabá, Altamira, Redenção, Tucumã e Itaituba. Polícia Civil, Detran, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais entes da segurança pública participaram da reunião.
A execução do plano de segurança começou nesta quinta-feira, 29, com o reforço no policiamento em torno dos depósitos das urnas eletrônicas eleitorais e na escolta das mesmas para as seções de votação, além do controle do fluxo de trânsito nas vias.
ÀS 7h da manhã de domingo, 2, serão ativados os Centros Integrados de Comando e Controle Estadual, em Belém, e nos Centros regionais em 13 Regiões de Segurança Pública. Nos Centros serão concentrados representantes do Sistema de Segurança Pública Estadual e Municipal, além de Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
ESTRATÉGIA
Haverá o monitoramento das ações planejadas e também o acompanhamento da movimentação nos municípios em tempo real. A Região Metropolitana de Belém terá reforço do efetivo de segurança inclusive nos locais de apuração dos votos.
EFETIVO
O total de 8.845 mil agentes de segurança pública integram a Operação. Inclusive, 1.049 novos Policiais Civis e 2.277 Policiais Militares que ingressaram nas instituições este ano. Somente na Região Metropolitana de Belém, serão 2.057 agentes, enquanto que 6.788 vão reforçar o policiamento no interior.
O Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior Melo, afirmou que as tropas da PM estarão em todos os 144 municípios, com reforço extra de 90 homens na cobertura de vias e das zonas eleitorais.
TRANSPORTE COLETIVO
Em relação aos ônibus, haverá um reforço na frota para atender a população, segundo informa a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Comumente, o número de veículos à disposição para a população se reduz aos domingos, no entanto, a pasta municipal de mobilidade urbana disse que, no domingo, 2, em função da votação eleitoral, a frota será, excepcionalmente, fortalecida, para que as pessoas possam chegar a tempo nas seções de votação.
Confira a Nota da SEMOB na íntegra:
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) determinou às empresas que no domingo (2), dia da realização do 1º turno das eleições 2022, seja adotada, no período de 7 às 17 horas, a totalidade da frota em operação, em todas as linhas de ônibus que atendem a Belém e região metropolitana. A medida é necessária para garantir que o eleitor chegue em seu local de votação com tranquilidade.
A Semob comunica que ainda no domingo, 2, visando maior segurança viária, o trânsito na rua João Diogo, no trecho entre Trav. São Francisco e Av. 16 de Novembro, local da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), ficará temporariamente interditado, a partir das 6 horas da manhã.
Os itinerários das linhas de ônibus que trafegam no trecho interditado serão desviados temporariamente da seguinte forma: rua João Diogo, Trav. São Pedro, rua Avertano Rocha, Av. 16 de Novembro, a destino.