Durante uma reunião para tratar sobre a portaria de lotação de escolas indígenas, com representantes do povo Borari e do Conselho Indígena Tapajós-Arapiuns (Cita) na Câmara Municipal de Santarém, o vereador do município Josafá Gonçalves (PL), proferiu falas racistas se referindo aos indígenas. Ele disse que “não concordava” com o fato de indígenas terem celular e cordão de ouro. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 16.
“O que que ocorria lá: eu vinha embora para Santarém de volta porque eu não concordava com algumas aldeias indígenas; os caras andavam de Hilux, tinha cordão e celular de dez mil reais”, disse o parlamentar durante a reunião.
A fala dele foi interrompida pelos presentes. Uma das lideranças indígenas questionou porque pessoas brancas podem ter tais bens materiais e indígenas não. “Bora parar com isso, você está nos ferindo. Porque que vocês brancos podem ter o que vocês querem e a gente não pode? Qual o problema?”, protestou.
A reunião foi marcada por solicitação dos indígenas, que cobram o cumprimento da portaria de lotação das escolas indígenas e do edital diferenciado para gestores.
O prefeito, Nélio Aguiar, não compareceu à reunião e enviou representante. A resolução foi que o povo Borari protocolasse um documento junto à SEMED pedindo a resolução do problema.
Veja o vídeo:
Com informações do Portal Tapajós de Fato*