Durante uma sessão ordinária sobre proteção animal da câmara dos vereadores, no dia 25 de novembro, quinta-feira, em Tucumã Sudeste Paraense, o vereador Antônio Bezerra Franco (PSB), conhecido como Cangaia, sugeriu que animais de rua como cães e gatos fossem recolhidos e servidos como comida para leões e onças do zoológico.
A sessão, discutia a proposta de vereadora Davina Kelen Rodrigues (MDB), de promover, com uma emenda, no projeto de lei 021/2021, na qual uma ajuda financeira seria fornecida a entidades que desenvolvem ações de apoio a causa animal, para assim “garantir dignidade aos animais de situação de rua, abandono e maus tratos” a ajuda financeira seria feita através da secretaria do meio ambiente.
durante o intervalo da sessão, o vereador Antônio Bezerra Franco, diz:
“É levar para os zoológicos, colocar para fazer exames e lá, eles comem. Os leões e as onças. Acho que a cidade que tem mais gato no mundo é aqui. Gato é muito pequeno. Acho que não dá nem uma dentada pra um leão”.
O vídeo com as declarações do vereador viralizaram na internet e foram compartilhadas em perfiz de políticos como o Delegado Bruno Lima (PSL), que tem como um dos focos do mandato a causa animal.
Na capital paraense, o deputado Igor Normando (Podemos) declarou em nota:
“O mandato do deputado Igor Normando junto com o Deputado Estadual em SP e Delegado Bruno Lima iremos entrar com uma representação no ministério público sobre o caso, assim como notificaremos a câmara de Tucumã sobre a fala solicitando providências quanto a fala do vereador”
O assinto causou revolta em entidades da causa animal tanto do município como de entidade de todo o estado do Pará, segundo a vereadora Davina Kelen. Em sessão da câmara ocorrida dias depois, a vereadora disse que os parlamentares precisa de cursos para saber qual a sua função.
O vereador Antônio Bezerra Franco, se retratou com as entidade de proteção animal dizendo que foi interpretado de forma errada e que jamais teria a intenção de transformar os animais de rua em comida de leões e onças de zoológico.
“As pessoas as vezes distorcem e tiram palavras da boca da gente pra falar o que a gente não pensa. “
Disse o vereador em entrevista a filiada local do SBT em Tucumã
Para os representantes da ONG presente na sessão na qual o vereador se retratou, as desculpas não foram convincentes.