/////

Vídeo: ativista da diversidade fala sobre a criação de Conselho Municipal dos Direitos da População LGBTI+ em Belém

Nesta quarta, 24, por maioria de votos dos 26 vereadores presentes na sessão, a Câmara Municipal de Belém (CMB) aprovou a criação do Conselho Municipal da População LGBTI+. O Conselho terá a função de debater, construir, fiscalizar e garantir políticas públicas para a população LGBTI+ de Belém e será composto por 14 pessoas, sendo sete representantes da Prefeitura Municipal de Belém e sete representantes da sociedade.

O ativista e conselheiro da juventude e diversidade de Belém, Marcos Melo, comentou em vídeo a conquista. “É a partir desta ferramenta que poderemos propor e fiscalizar as políticas públicas para nossa população. Seguimos na luta”, afirmou.

O processo de construção do Projeto de Lei, que propôs a criação do Conselho foi coordenado pela Coordenadoria da Diversidade Sexual de Belém (CDS) juntamente com representantes da sociedade civil. O PL passou pelos trâmites da Procuradoria-Geral do Município (PGM ) e revisão da assessoria parlamentar do Gabinete do Prefeito, antes de seguir para votação na Câmara Municipal de Belém.

“Hoje é um momento histórico, um dia muito feliz para toda a comunidade LGBTI+. Isso foi uma construção da Prefeitura de Belém e dos movimentos sociais. Viemos de uma longa discussão e reuniões sobre como iríamos chegar a essas políticas públicas. Então, a criação do Conselho é de extrema importância para a comunidade e para a nossa cidade Belém, que é a capital da diversidade”, disse a titular da Coordenadoria da Diversidade Sexual de Belém (CDS), Jane Gama, que acompanhou de perto o processo da votação na CMB.

A coordenadora da Diversidade Sexual afirma que, a partir do Conselho Municipal da População LGBTI+, será possível fiscalizar e buscar providências para a garantia dos direitos da comunidade LGBTI+.

VEJA VÍDEO:

*Com informações de Agência Belém.