Moradores de Icoaraci, região metropolitana de Belém, denunciam que o distrito está tomado por lixo devido a ausência da coleta regular, que não acontece há semanas. O problema se agrava cada dia mais e provoca transtornos e insalubridade.
Além de ter que conviver com o cheiro desagradável, há a presença de insetos e parasitas, assim como, o contato com o lixo pode resultar no surgimento de doenças aos moradores de residências e condomínios.
“Situação do Residencial Paricás, em Icoaraci. As moscas e outros insetos estão invadindo os apartamentos. Icoaraci está assim, cheia de lixo, creio que Belém toda”, reclama um morador de Icoaraci.
“Esse é o retrato do que está acontecendo em Icoaraci, a falta de coleta de lixo, atraindo moscas e doenças”, relata outro morador.
A prefeitura de Belém informou que a regularização total da coleta de lixo em Icoaraci será restabelecida até quarta, 21.
“A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Agência Distrital, trabalham incessantemente para normalizar o serviço de coleta de Iixo doméstico em Icoaraci, que desde o dia 9 deste mês de fevereiro, a empresa que atende alguns bairros do distrito teve seus caminhões coletores danificados, impactando em 100% a coleta de lixo, sem qualquer reposição da frota. Imediatamente a empresa foi notificada pela Sesan e desde o dia 16 a coleta entrou em execução parcial. A previsão é que regularização total da coleta de lixo seja alcançada na quarta-feira, 21”, disse em nota.
A prefeitura também destacou em nota que uma equipe emergencial foi enviada para Icoaraci para cuidar da coleta em pontos críticos
“Mesmo não havendo coleta aos domingos, neste dia 18 (último domingo), uma equipe emergencial foi enviada ao distrito para atacar os pontos críticos da ausência da coleta, e uma força-tarefa iniciou os trabalhos nesta manhã de segunda, que devem perdurar até a regularização total da coleta de lixo em Icoaraci. Informamos que com o novo sistema de coleta de lixo e limpeza urbana, que mudará completamente o sistema de coleta e manejo de lixo na cidade, se encontra em fase de transição e que o novo consórcio Ciclus Amazônia que deverá iniciar a contratação de trabalhadores já nesta segund-feira, 19, a Prefeitura irá resolver definitivamente o problema do lixo na cidade de Belém, com um esquema de coleta e tratamento adequados dos resíduos sólidos na capital e distritos”, finalizou esclarecendo.