Após o presidente Lula pedir desculpas por Belém não ter sido escolhida como a sede da Amazônia na Copa do Mundo de 2014, durante a visita ao estado no último sábado, 17, a ex-governadora Ana Julia Carepa resgatou trecho de entrevista ao podcast Égua do Podcast, no qual fala do assunto.
O programa foi gravado em 8 de março de 2022, quando a política afirma que a disputa de Belém não foi com Manaus, pois esta já estaria escolhida pela própria FIFA como sede, por conta da proposta de 2014 ser a “Copa do Meio Ambiente”. Ela ainda justifica ao dizer que, quando o Brasil foi escolhido como sede, em 2007, o governador amazonense da época, Eduardo Braga, estava presente na cerimônia.
Ela também conta que a capital paraense tinha o 5º melhor projeto para o mundial e entregou as obras viárias necessárias, porém não houve acordo por conta de propostas de corrupção que ela diz ter recebido do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.
Sendo assim, a vaga de Belém foi tomada por Natal, por conta dos ditos acordos políticos entre Teixeira e o ex-governador do Rio Grande do Norte, José Agripino Maia, aliado político da gestora à época da escolha do estado, Wilma de Faria (PSB).
Ela ainda alega que houve perseguição política contra o Pará.
Confira a fala de Ana Júlia: