Parte do forro de uma sala de aula caiu durante aula em uma escola localizada no bairro do Tapanã, em Belém, na manhã da última quinta-feira (27). Um vídeo registrou o momento ocorrido na escola Padre Francisco Berton. Denúncias anônimas feitas por pais, responsáveis e alunos contam que a estrutura da unidade de ensino está “caindo aos pedaços”, dando indícios de que novos acidentes podem ocorrer.
Uma aluna diz que no momento em que o forro caiu os alunos notaram uma movimentação no teto, o que os levou a gravar a situação. “Aí o teto caiu e pombos voaram pela sala. Todo mundo se desesperou achando que o teto todo ia cair”, contou.
Além do forro, alunos denunciam outros problemas estruturais na instituição. No local, segundo a denúncia, não tem água para beber e lavar as mãos; os banheiros são sujos e possuem sanitários impróprios para uso; tetos e pisos estão quebrados; paredes têm infiltrações e rachaduras; grades estão com os ferros expostos e há buracos no chão em várias áreas da escola; além da grande quantidade de pombos que ficam no local.
A mãe de uma aluna que está matriculada no local há três anos conta que a filha reclama da situação da unidade, mas diz que não consegue transferi-la para outra escola diante da falta de vagas. “Me sinto indignada, assustada e apreensiva, pois mando minha filha para a escola com medo de que algo aconteça com ela, mas, infelizmente não consigo tirar ela de lá”, lamenta.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou, em nota, que vai enviar uma equipe técnica ao local para fazer um levantamento e começar os reparos emergenciais na unidade.