///

Vídeo: mais de dois mil quelônios voltaram às águas do Rio Xingu neste fim de semana

Três espécies de quelônios voltaram ao rio com iniciativa do Projeto Tartarugas do Xingu.

No último sábado, 02, mais de dois mil quelônios, entre espécies de tartarugas-da-amazônia, tracajás e pitiús voltaram às águas do Rio Xingu, no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal, em Senador Porfírio, no sudoeste do Pará.

A ação é do Projeto Tartarugas do Xingu, que continua com a iniciativa no próximo fim de semana, com expectativa de devolver aproximadamente 20 mil filhotes à natureza. Até o final do ano, o projeto prevê soltar cerca de 600 mil tartarugas no local. O projeto auxilia na preservação das três espécies envolvidas e a conservação ecológica em torno do Xingu.

As três espécies de quelônios conseguiram retornar ao Rio Xingu no último sábado. Reprodução: Roma News.

CONTRIBUIÇÃO AMBIENTAL

O Revis Tabuleiro do Embaubal é parte de uma das 28 Unidades de Conservação (UCs) do Ideflor-Bio, sendo a maior área em que essas espécies de quelônios desovam no mundo. Iniciada em 2016, o espaço possui cerca de quatro mil hectares, com diversas espécies de plantas e animais habitando o local.

As equipes do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e da Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, ajudaram na escavação da areia para auxiliar o projeto. O planejamento do fenômeno está sendo acompanhado desde agosto, em que três biólogos e 15 monitores iniciam as ações para ajudar a desova das espécies. A eclosão dos quelônios ocorre desde novembro, em que os animais nascem e se direcionam ao rio.