Moradores de Belém acordaram nesta manhã de segunda e perceberam bastante fumaça no céu em vários bairros da cidade. Segundo um dos vídeos que repercutiu nas redes sociais, a fumaça acompanhada de forte cheiro não é novidade e estaria sendo percebida desde o domingo,01.
Segundo informações, a fumaça pode ter sido gerada por um incêndio no antigo lixão do Aurá em Ananindeua. O BT entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e aguarda retorno sobre o caso. A assessoria do Corpo de Bombeiro informou que o incêndio no lixão do Aurá já foi controlado e que está investigando a origem da fumaça, uma vez que nos últimos dias houeveranm várias ocorrências de incêndio por conta do tempo seco e as altas temperaturas associadas ao calor.
Em nota, os Bombeiros disseram: “O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informam que neste verão amazônico a estiagem e outros fenômenos climatológicos cooperam para o surgimento dessa “nuvem de fumaça”, entre eles os incêndios. Entretanto, apesar de colaborarem para o fenômeno, os incêndios não são determinantes para a existência de fumaça“.
VEJA: