Nesta quarta-feira, 8, foi divulgado um vídeo do momento em que um enviado do então presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta retirar, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o conjunto de joias avaliado em R$ 16,5 milhões que foi apreendido pela Receita Federal. O vídeo foi divulgado com exclusividade pelo blog da jornalista Andreia Sadi.
As imagens, gravadas no dia 28 de dezembro de 2022 – às vésperas do fim do governo e um dia antes do então presidente da República embarcar para os Estados Unidos, mostram o sargento da Marinha Jairo Moreira da Silva, que foi enviado em voo oficial pelo gabinete de Bolsonaro ao Aeroporto de Guarulhos, tentando reaver as joias.
No vídeo, é possível ver o momento em que o sargento tenta colocar o tenente-coronel Mauro Cid, braço-direito de Bolsonaro, no telefone com o auditor – que prontamente recusa afirmando: “não posso falar ao telefone”.
Depois, o auditor da receita explica que a liberação de itens apreendidos pela Receita depende de um Ato de Destinação de Mercadoria (ADM). O sargento, então, argumenta afirmando que está “na correria” e que o caso é de “urgência”.
As joias em questão (um colar, anel, relógio e um par brincos de diamantes da marca de luxo suíça Chopard) foram apreendidas no dia 26 de outubro de 2021. Os itens estavam na mala de um integrante de uma comitiva do governo Bolsonaro que foi à Arábia Saudita.
VEJA O VÍDEO: