////

Vídeo: sem sistema, pacientes da Unimed aguardam atendimento em longas filas

Como já denunciado pelo BT, após muitas reclamações e cobranças de usuários do plano de saúde da Rede Unimed Belém, em função da queda do sistema da empresa, que foi, segundo a rede hospitalar, alvo de uma tentativa de ataque cibernético, na última terça-feira, 11, longas filas e muito tempo de espera é o cenário de quem precisa dos serviços da empresa, e que se desloca até uma unidade em Belém.

Uma vez que o sistema segue em manutenção, os casos estão sendo divididos em urgentes e emergentes. Os atendimentos seguem sendo somente presenciais.

Pessoas aguardam atendimento na central. Imagem: Reprodução.

“Cheguei há 10 minutos, mas há uma fila na rua, no lado de fora. Os funcionários perguntam se a necessidade do atendimento é urgente, que possa esperar mais alguns dias, ou se é extremamente urgente, que precisa de atendimento imediato, aí eles atendem. Assim está sendo, já que o sistema não está funcionando”, contou Maíra Eymard, cliente do plano.

Longa fila na central de atendimento, na travessa Curuzu, no bairro do Marco, em Belém. Imagem: Reprodução.

“As pessoas estão tendo que ir até a central de atendimento, na Curuzu, para pegar uma autorização para realizar exames em geral. E detalhe, tem que levar o comprovante do último pagamento, já que está sem sistema, eles anexam o comprovante do pagamento nas guias de exame”, relatou Maíra.

Já se completa o período de sete dias com a instabilidade no sistema, que gera transtornos e muita espera para usuários, pacientes e clientes do plano da Rede Unimed, que precisam se deslocar até a central de atendimento, localizada na travessa Curuzu, no bairro do Marco, em Belém.

VEJA VÍDEO:

O BT entrou em contato com a rede Unimed, veja a nota:

“A Unimed Belém informa que sofreu tentativas de ataques cibernéticos em seus sistemas operacionais na última terça-feira, 11 de outubro. A partir desta identificação, as equipes de controle adotaram medidas para impedir o avanço da iniciativa maliciosa.

A cooperativa informa que ainda não possui total conhecimento sobre a extensão do ocorrido, contudo esclarece que, além da devida assessoria jurídica e técnica para conter o problema, foram adotadas medidas para manter seguros os servidores e backups. Neste momento, estão sendo executados planos de contenção com a implementação de ferramentas para evitar que a instabilidade do sistema continue a impactar a operação da Unimed Belém.

Em breve será divulgado um novo comunicado com as atualizações sobre as medidas que estão sendo realizadas pela cooperativa.”