//////

Vídeo: servidores da saúde paralisam atividades nesta terça,26 e cobram pagamentos

Na manhã desta terça,26 servidores da saúde de Belém paralisaram as atividades em protesto cobrando pagamentos atrasados e os valores adequados relativos ao piso salarial da categoria de enfermeiros. O ato teve início nas primeiras horas da manhã de hoje e os servidores se concentraram na entrada do Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, na 14 de Março, bairro de Umarizal.

Servidores da saúde de Belém paralisam atividades e cobram pagamentos. Imagem reprodução.

Segundo a categoria, até benefícios como vale transporte e vale alimentação são repassados com atraso. Lideranças da categoria dialogam com a direção da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) para encerrar os entraves acerca dos pagamentos reivindicados pela categoria.

Devido a paralisação equipes do Samu encontram dificuldades para deixar pacientes na unidade Mário Pinotti.

Nesse sentido, o BT entrou em contato com a Sesma para saber mais detalhes sobre os pagamentos e benefícios em atraso. Em nota, a secretaria disse que os Hospitais Pronto Socorro Municipais (HPSMs) Mário Pinotti e Humberto Maradei e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão funcionando normalmente nesta terça-feira, 26.

Confira a nota completa abaixo:

VEJA:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que os Hospitais Pronto Socorro Municipais (HPSMs) Mário Pinotti e Humberto Maradei e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão funcionando normalmente nesta terça-feira, 26. A paralisação de 12h, anunciada por uma parte da categoria de enfermagem por conta do pagamento do piso, teve adesão apenas de uma minoria dos profissionais do HPSM Mário Pinotti. Ainda assim, não impactou o atendimento à população no espaço. A Sesma reitera que o pagamento do piso foi realizado na sexta-feira, 22, e seguiu as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Alguns profissionais da enfermagem não receberam o piso ou receberam abaixo do valor estimado por conta de inconsistências no sistema do InvestSUS, já reconhecidas e divulgadas pelo Ministério da Saúde, que se comprometeu em fazer os ajustes na segunda parcela do repasse prevista para o próximo mês. A Sesma reforça que desde a semana passada, tem realizado reuniões com a categoria para explicar toda essa situação, bem como, o passo a passo e os critérios adotados pelo Ministério da Saúde para o repasse dos recursos para o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem em Belém. A Sesma segue atendendo a categoria para tirar as principais dúvidas a respeito deste pagamento, ao longo desta semana, das 13h às 17h, no prédio sede da Secretaria. O órgão inclusive lançou a cartilha “Piso Nacional da Enfermagem – Saiba como será o pagamento no município de Belém”, com as principais dúvidas sobre o pagamento do piso e está disponível no site: sesma.belem.pa.gov.br.