////

Vídeo: torcedor comemora permanência do Vasco na série A agradecendo à Nossa Senhora de Nazaré

Viraliza nas redes sociais o registro do jovem João Pedro, torcedor do Vasco desde pequeno e morador do Conjunto Maguari, em Ananindeua, que se apegou à sua fé e pediu a ajuda da Nazinha, Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses e da Amazônia, para impedir o rebaixamento do cruzmaltino carioca para a série B do futebol brasileiro.

Segundo João, deu tudo certo. Em 2024, o Vasco segue na elite do futebol nacional.

Torcedor do Vasco cumpre promessa pelo livramento contra o rebeixamento e agradece à Nossa Senhora de Nazaré. Imagem reprodução.

Na quarta, 6, foi realizada a última rodada da série A do campeonato, e o Vasco, junto com Bahia e Santos, decidiram quem ficava com a última vaga entre os rebaixados para a série B. Bahia e Vasco se salvaram, enquanto que o peixe santista vai jogar a série B pela primeira vez na sua história.

JOÃO PEDIU E CUMPRIU SUA PROMESSA

O torcedor paraense contou que além de pedir uma força para Nossa Senhora de Nazaré salvar o Vasco, ele também caminhou de casa, no Conjunto Maguari, até a Básilica Santuário, em Nazaré, centro de Belém, vestido com a camisa do clube de coração.

“Em meados de agosto eu prometi pra Nossa Senhora que, se o Vasco não caísse, eu caminharia de casa até a Basílica como romeiro. Nunca tinha feito nada do tipo antes, costumo somente pedir pela proteção dela, mas estava tão aflito que acabei apelando pela intercessão dela com o Vasco. Aí já viu, coração apaixonado fez dessas. Fui na sexta, 6 de outubro, antes da trasladação “, brinca o torcedor ao explicar.

João afirma que torce para o Vasco desde bem pequeno e que seu pai também é vascaíno. Os dois caminharam juntos na promessa.

João Pedro, de 24 anos, veste a camisa do Vasco desde pequeno. Imagem reprodução.

“Caminhei junto com meu pai, que também é vascaíno, e meus tios, que foram por outros propósitos. Ao todo, foram 17 quilômetros de percurso em quatro horas”, lembra João.

AFLIÇÃO E FÉ

Enquanto a rodada final do campeonato brasileiro acontecia, João relata que viveu momentos alucinantes e chegou a acompanhar as partidas de Bahia, Vasco e Santos simultaneamente.

“Foi uma loucura absoluta. Liguei o jogo do Vasco na TV, o do Bahia no meu celular o do Santos no celular do meu pai. A gente não sabia direito para onde olhar ou em que narração prestar atenção. Quando o Vasco entrou pela segunda vez na zona de rebaixamento, foi a hora que doeu bastante porque teve o gol do Fortaleza e do Bragantino quase que no mesmo minuto. Como último recurso, meu pai foi na imagem de Nossa Senhora que temos no altar aqui em casa para trocar as fitas dela. Quando ele trocou, dito e feito, passaram uns minutos e o Vasco virou, fez 2 a 1 contra o Bragantino. Chorei de me engasgar de emoção e decidi acompanhar o fim do jogo com a imagem no meu colo conversando com ela, pedindo pra ela guardar a área do Vasco e não sofremos gol mais”, relatou.

A 38º e última rodada do campeonato brasileiro da série A teve suas 10 partidas iniciadas no mesmo horário, exceto o duelo entre Goiás e América Mineiro, já rebaixados. O Bahia, venceu o Atlético Mineiro e se manteve na elite. O Vasco, venceu o Bragantino, e também se salvou da queda. Já o Santos, recebeu o Fortaleza na Vila Belmiro, e perdeu de virada, por 2 a 1 e foi rebaixado. O título ficou com o Palmeiras, sua 12º conquista de Brasileirão.