Que o preço elevadíssimo da gasolina é um dos assuntos mais comentados do momento e uma grande preocupação nos já sabemos, entretanto, a situação acabou por desencadear outra questão. Tem gente buscando, acreditando e compartilhando informações sobre a “criação” de gasolina com óleo de cozinha!
Parece só mais uma piada de internet, e de fato várias vezes é, entretanto o problema é que o meme tem virado real e tem gente acreditando na história.
Entre (MUITAS) piadas e gente que levou a sério, existem diversos vídeos em redes socias sobre o tema. O principal do facebook, com mais de 1,1 milhão de visualizações, mostraria como “fazer gasolina em casa” com o título “os postos de gasolina não querem que você saiba disso”. O vídeo da “dica” furada mostra como “criar” mais gasolina misturando óleo de cozinha usado, uma palha de aço e (ora, ora, quem diria) gasolina. A mistura seria para fazer o combustível render. O autor do vídeo mostra a “criação” que funcionaria em um carro.
Outro vídeo que parte do mesmo princípio, de se fazer gasolina, também tem milhares de visualizações no facebook. O vídeo se tornou o mais visto da plataforma com o tema.
No You Tube, não é muito diferente, também existem vários vídeos que prometem o mesmo feito.
Piada ou não, a busca no google sobre como “fazer” gasolina em casa aumentou muito no site de busca.
A frase “como fazer gasolina” foi o termo de busca de maior alta no Google junto a “gasolina” nos últimos sete dias, de acordo com a assessoria do google que contou a informação ao portal G1.
Ainda segundo o G1, a pergunta foi mais pesquisada que “como fazer pão”, “como fazer brigadeiro” e “como fazer pipoca”.
Entre os locais que mais se fez a busca de um dos termos, no caso o “como fazer gasolina caseira”, esta o estado do Pará, atrás do Piauí e do Ceará que foram os dois locais onde mais houve a busca do termo segundo o google trends.
Claro que não podemos deixar de levar em conta o meme, já que se tem uma coisa que brasileiro não perde é a piada. É só ler os comentários do vídeo que diz que é possível fazer gasolina com óleo de fritar batatas (sério).
Mas é se alguém levar o meme a sério e de fato reproduzir a “ideia”, o que acontece?
Bem, segundo o chefe da Divisão de Motores do Instituto Mauá de Tecnologia, Renato Romio, que cedeu entrevista ao portal G1, quando o vídeo fake ganhou impulso, a mistura não é nem parecida com gasolina e vai te dar um baita prejuízo.
“O óleo de soja, misturado com a gasolina, vai formar uma goma dentro do tanque que vai entupir tudo. Vai formar uma gosma ali dentro que o carro vai pifar, vai entupir filtro. O óleo não vai ser dissolvido ali no meio pela gasolina que vai passar, então ele vai acabar acumulando e não vai demorar muito para o carro parar de funcionar. Não se deve fazer isso. Vai estragar o motor e vai estragar bem rapidamente e vai dar problema. Vai ter que trocar bicos injetores, não vai dar para limpar isso depois que esse óleo de cozinha entrar dentro do motor. Vai ter que trocar bico injetor, filtro, bomba de combustível, vai dar problema. Não está certo isso que foi feito, não. É um absurdo o que foi feito”, disse o especialista ao G1.
Ainda segundo o especialista, sim, obviamente a mistura pega fogo, (como mostram os vídeos) entretanto isso não quer dizer que você poderá usá-la como alternativa para não precisar arcar com os salgados valores do combustível hoje no Brasil, que em alguns como Acre chega a custar R$10.
“Olhei o vídeo do rapaz misturando gasolina com óleo de cozinha usado, provavelmente óleo de soja. Ele fritou umas batatinhas e misturou com a gasolina. A mistura vai pegar fogo e o óleo também vai pegar fogo no meio da mistura, mas o fato da mistura pegar fogo não quer dizer nada. Se você pegar água e misturar com gasolina, a mistura vai pegar fogo também enquanto ela estiver misturada.” Disse Renato.
Todos os vídeos citados continuam na internet, entre muita risadas com os comentários, não é impossível que cheguem alguns veículos estragados nas oficinas do país.