///

Vini Jr: Itamaraty afirma que convocará embaixadora da Espanha para cobrar explicações

O Ministério das Relações Exteriores convocará a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, para dar explicações em relação ao recente caso de racismo sofrido pelo jogador Vinícius Junior, do Real Madrid, durante uma partida da liga espanhola de futebol no domingo (21).

Em comunicado ao blog da jornalista Andreia Sadi, o Ministério das Relações Exteriores informou que o objetivo é transmitir a posição de repúdio e exigência do governo brasileiro diante desse incidente. Convocações de embaixadores não são comuns e representam uma forma de protesto.

A Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, declarou nesta segunda-feira que, além da ignorância e crueldade dos torcedores responsáveis, “é chocante a persistência dos crimes cometidos contra o jogador brasileiro, contra todos os afrodescendentes e, sim, contra a humanidade como um todo, a cada cântico e gesto racista direcionados ao jogador.”

No domingo, a embaixada espanhola no Brasil expressou, por meio do Twitter, sua veemente condenação às manifestações e atitudes racistas, solidarizando-se com o jogador e destacando que tais ataques “não refletem, de maneira alguma, as posições antirracistas da grande maioria da população espanhola.”

Vini Jr. tem sido alvo de ataques racistas durante partidas do campeonato espanhol. No domingo, durante o jogo entre Valencia e Real Madrid, válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, a partida foi interrompida no segundo tempo devido a parte da torcida presente no estádio Mestalla insultar o jogador brasileiro com termos racistas, como “macaco”.

Vini Jr sinalizando que estava sendo chamado de macaco. Foto: Reprodução.

Após o episódio, o jogador afirmou que não foi a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez que enfrentou situações como essa e que “o racismo é comum na La Liga”, referindo-se ao campeonato espanhol onde o jogo ocorreu.

Com informações G1*