Um novo vírus respiratório vem provocando lotação no sistema de saúde na China, depois que crianças e adultos apresentaram sintomas de infecção respiratória no norte do país. Especialistas já identificaram o novo vilão da saúde por lá: o HMPV- Metapneumovírus Humano, que acomete especialmente crianças.
Há mais de 20 anos a ciência já conhece este vírus e o estuda, mas ele ainda não foi neutralizado por uma vacina. Outros países acompanham a situação, mas sabe-se que este vírus se manifesta com força nos períodos de inverno.
OS SINTOMAS DO VÍRUS
Os sintomas do HMPV são parecidos com um resfriado ou uma gripe comum, como tosse, congesão nasal e febre, mas, em alguns casos, pode evoluir para bronquite ou pneumonia. Crianças e idosos são o grupo de risco.
O HMPV foi descoberto em 2001 na Holanda e, deste então, registrado em países de vários continentes, como Índia, Inglaterra, Austrália e Chile. No Brasil, foi identificado em um paciente pela primeira vez em 2004. Sua transmissão ocorre principalmente de uma pessoa infectada para outra por meio de secreções liberadas ao tossir ou espirrar, contato pessoal próximo, como apertos de mão ou toques, ou ao tocar objetos ou superfícies contaminadas e, em seguida, levar as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos.
“A população mundial já apresenta uma certa imunidade natural contra ele. Isso é diferente da Covid-19, que era um vírus completamente novo, sem imunidade pré-existente, o que facilitou sua propagação pandêmica. Esse é o primeiro ponto que sugere que provavelmente esse vírus não terá o mesmo comportamento global e não se transformará em uma pandemia”, disse o professor Flávio Fonseca, do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) à BBC News Brasil.