Cientistas chineses alertaram para uma cepa (mutação) do coronavírus (SARS-CoV-2) que durante os testes se demonstrou 100% letal. Segundo o tabloide britânico Daily Mail, os pesquisadores clonaram um vírus semelhante ao da Covid-19, porém encontrado em Pangolins (mamíferos na Malásia).
O patógeno é intitulado ‘GX_P2V’ e foi testado em ratos modificados geneticamente para apresentarem a proteína AC2, que é usada pelo SARS-CoV-2 para infectar células humanas. A preocupação dos estudiosos é que esse vírus possa desencadear uma nova pandemia.
Todas as cobaias infectadas morreram após oito dias infectadas, o que foi descrito pelos pesquisadores como surpreendente. Também foram encontrados altos níveis de carga viral no cérebro e nos olhos do animal.
Em um artigo publicado não oficialmente no repositório científico bioRxiv, os cientistas chineses alertam que há um risco de propagação do GX_P2V nos seres humanos.
Na pesquisa pré-publicada, oito cobaias foram infectadas com o vírus, oito receberam um micro-organismo inativo e oito serviram como grupo controle. Após seis dias, vestígios do vírus diminuíram nos pulmões, porém os cérebros dos animais estavam encolhidos.
Apesar das descobertas, o Daily Mail lembra que a cepa original da covid-19 também matou 100% das cobaias em alguns testes, o que significa que o novo patógeno pode não ter mortalidade tão alta para o organismo humano.