///////

Vítimas de escalpelamento garantem direito ao Passe Livre. Veja!

As vítimas de escalpelamento acabam de garantir o Passe Livre em transporte rodoviário e hidroviário no estado do Pará. Nesta segunda-feira, 20, a Secretaria de Estado de Saúde Pública, por meio da Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência (Cepede), anunciou o novo direito a partir de demanda apresentada pela Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (Cesipt), a responsável pela Política de Combate ao Escalpelamento no Pará.

Segundo a coordenadora estadual da Pessoa com Deficiência, Iracy Tupinambá, as pessoas vítimas de escalpelamento precisam de tal direito pois, a maioria das pacientes são provenientes de municípios ribeirinhos distantes da capital paraense. Logo, o Passe Livre facilita a ida para consultas.

Como pedir o Passe Livre, BT?

Para ter acesso ao Passe Livre, é necessário preencher um formulário da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos (Arcon) e anexar cópias do laudo médico, duas fotos 3X4, RG, CPF e Cartão do SUS. Para as pacientes de escalpelamento, a própria equipe do Espaço Acolher, na Santa Casa, providenciará essa documentação e entregará à Cepede para viabilização da carteira de Passe Livre, que é produzida num trabalho conjunto entre Sespa, Prodepa e Arcon. 

Iracy ressaltou, inclusive, que a própria cópia do formulário entregue já garante o acesso ao benefício do transporte gratuito. “Para usar o Passe Livre, no entanto, é necessário agendar a viagem com uma semana de antecedência”, alertou.