Durante visita à Coreia do Norte, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta quarta-feira, 19, um acordo de parceria estratégica com o líder, Kim Jong-Un, em casos de ataques às nações.
O líder norte-coreano ainda garantiu à Rússia seu “total apoio” e “solidariedade” no conflito em que o país se encontra com a Ucrânia. Segundo agências russas, a conversa dos líderes de estado durou horas e o acordo firmado entre os países garante uma assistência mútua em caso de “agressão”.
O Kremlin indicou que esse acordo reflete um momento em que os dois países consideram os Estados Unidos como um inimigo existencial.
VEJA O PRONUNCIAMENTO DE PUTIN:
POLÍTICA INTERNACIONAL
Durante visita à Coreia do Norte, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta quarta-feira, 19, um acordo de parceria estratégica com o líder, Kim Jong-Un, em casos de ataques às nações. pic.twitter.com/U8K6eZxPMZ
— BT Mais (@belemtransito) June 19, 2024
Troca de Presentes
Vladimir Putin e Kim Jong-Un trocaram presentes durante um encontro. Putin deu a Kim um carro de luxo de fabricação russa e um jogo de chá. Já o líder norte coreano presenteou Putin com obras de arte.
Cooperação Militar
A guerra na Ucrânia acabou estreitando laços entre Rússia e Coreia do Norte, com o Ocidente temendo a cooperação militar entre ambos, com suspeitas de que a Coreia do Norte vem fornecendo munição e mísseis à Rússia.
Moscou estaria ajudando no aprimoramento dos satélites norte-coreanos e fornecendo assistência alimentar.