O ano letivo escolar em Belém foi retomado esta semana, são mais de 60 mil alunos somente na capital retornando às aulas, o que faz com que o fluxo de veículos em frente às escolas aumente de forma acentuada, ocasionando fila dupla, infração de trânsito e congestionamento, como na avenida Nazaré, um dos principais corredores da cidade.
O BT foi até a avenida e constatou longas filas duplas, o que é infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de congestionamento, especialmente no horário de entrada e saída dos estudantes.
Um motorista flagrado em fila dupla, cometendo infração na via, ao ser questionado sobre qual saída poderia exterminar ao minimizar o problema, afirmou que o estacionamento interno do colégio não comporta o grande número de carros no horário de saída dos alunos.
Dois agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estavam no local orientando os condutores e pedestres na faixa, além de controlar o tráfego na avenida. Os agentes não são autorizados pelo órgão a dar entrevista, mas conforme apurado pela nossa equipe, mais de 10 multas já haviam sido emitidas a motoristas flagrados cometendo infração.
Em nota, a Semob disse que , no período de volta às aulas, destacou equipes de fiscalização e orientação de trânsito nos principais corredores de Belém, como nas avenidas Nazaré, Augusto Montenegro, Gentil Bittencourt, Senador Lemos, e nas travessas Barão do Triunfo e Rui Barbosa, para fazer cumprir a legislação de trânsito.
O órgão ressaltou ainda que estacionar veículo em fila dupla, como ocorre em frente às escolas, é infração grave, de acordo com o artigo 181, do CTB, prevendo multa de R$ 195,23 e mais cinco pontos na CNH.
Confira a nota na íntegra:
“A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informa que, no período de volta às aulas, as equipes de fiscalização e orientação de trânsito são direcionadas para os principais corredores de Belém onde há escolas, intensificando a fiscalização e orientação onde houver maior demanda de veículos para garantir a fluidez, segurança e o ordenamento do trânsito. Na operação estão sendo realizadas rondas com agentes em viaturas e fiscalização em pontos fixos nos corredores onde ficam localizadas as escolas com maior fluxo de veículos. A Semob reforça que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo em fila dupla, como ocorre na frente das escolas, é infração grave, de acordo com o artigo 181, inciso XI. A penalidade é multa de R$195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. A medida administrativa é a remoção do veículo. Em relação às autuações por estacionamento em fila dupla, a autarquia informa que, no período de janeiro a julho de 2024, foram lavradas 2.162 autuações em toda a cidade, principalmente nos corredores que possuem escolas, como nas vias: Av. Nazaré, Av. Braz de Aguiar, Av. Gentil Bittencourt, Tv. Quintino Bocaiúva, Tv. Rui Barbosa, Av. Senador Lemos, Tv. Barão do Triunfo, Tv. Lomas Valentinas e Av. Augusto Montenegro. A Semob orienta que os condutores sigam as regras de circulação, estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), legislação que rege o trânsito e são ensinadas nos Centros de Formação de Condutores, quando da primeira habilitação. Adotando essa postura, o condutor não comete imprudências, evitando infrações, aplicação de multas, sinistros e mortes no trânsito.”