///

Voo AF447: Justiça francesa absolve empresas por queda de avião que saiu do Rio rumo à Paris

Acidente matou 228 pessoas, sendo 58 brasileiros

A Justiça da França absolveu a fabricante europeia Airbus e a companhia Air France pela queda do voo AF447 que saiu do Rio de Janeiro rumo à Paris em 2009. O acidente matou 228 pessoas, sendo 58 brasileiros.

Foto: Reprodução.

As duas empresas eram julgadas por homicídio involuntário, mas a Justiça francesa entendeu que, embora ambas tenham cometido falhas, nenhuma dessas falhas foram determinantes para a queda da aeronave.

A queda do airbus A330 da Air France foi acidente mais letal da história da aviação comercial francesa. No voo, viajavam pessoas de 33 nacionalidades: 61 franceses, 58 brasileiros e 28 alemães, assim como italianos (9), espanhóis (2) e um argentino, entre outros.

Na decisão, o juiz do caso citou diversos atos de negligência cometidos pelas empresas, mas afirmou que eles ficaram “aquém da certeza necessária para estabelecer responsabilidade firme pelo pior desastre aéreo”. “Um provável nexo causal não é suficiente para caracterizar um delito”, disse o magistrado ao tribunal lotado de parentes das vítimas.

Os familiares se mostraram revoltados com a decisão. Em contrapartida, as empresas se pronunciaram. Por nota, a Air France disse se solidarizar com os parentes das vítimas. “A empresa sempre lembrará a memória das vítimas deste terrível acidente e expressa sua mais profunda compaixão a todos os seus entes queridos”, escreveu no comunicado.

Já a Airbus, também em nota, afirmou também se solidarizar com as famílias, mas chamou a decisão de “congruente”.

Com informações G1 e O Globo*