//

Workshop sobre estudo medicinal da cannabis acontece neste sábado, 25, em Belém

A Associação Casa Verde vai organizar um workshop com o tema “Introdução ao Estudo da Cannabis Medicinal” no Hub 558 Coworking, em Belém. Os advogados Leandro Galvão e Walbert Tupinambá, integrantes da Comissão de Cannabis Medicinal da OAB-PA, abordarão temas como os usos terapêuticos, a história da proibição, os métodos de acesso legal e as técnicas de cultivo doméstico. 

Ao final do evento, que acontece neste sábado, 25, os participantes receberão certificados ao término do curso. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por meio do formulário do evento (Clique Aqui), com um investimento no valor de R$ 98,00 com direito a coffee break e certificado digital. 

Imagem: Reprodução/ internet
Imagem: Reprodução/ internet

Demanda crescente e custos elevados impulsionam autocultivo

A liberação dos primeiros medicamentos à base de Cannabis pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem levado mais pacientes a buscar o cultivo doméstico da planta, devido ao alto valor dos medicamentos autorizados. 

O primeiro workshop sobre o tema em Belém conta com o apoio da Casa Verde Amazônia, uma associação sem fins lucrativos voltada para a educação sobre a Cannabis medicinal.

Workshop sobre estudo medicinal da cannabis acontece neste sábado, 25, em Belém; confira
Workshop sobre estudo medicinal da cannabis acontece neste sábado, 25, em Belém. Imagem: Reprodução/ internet

Educação e legalidade no cultivo de Cannabis

O workshop foi idealizado após uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) em 2023, liderada pelo deputado Ângelo Ferrari (MDB), que reuniu diversos atores da comunidade de usuários de Cannabis medicinal. 

O cultivo de Cannabis para uso pessoal ainda enfrenta desafios legais, com muitos pacientes hesitando em cultivar a planta por medo de represálias criminais. Desde 2011, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a legalidade das “marchas da maconha” como parte da liberdade de expressão, o cenário tem mudado, permitindo que pacientes obtenham o direito de cultivar através da Justiça.

Imagem: Reprodução/ internet

Segundo Galvão, algumas maneiras de cultivar a planta são permitidas: “Existem duas formas legais de cultivo: autocultivo e cultivo associativo, ambos necessitando de autorização judicial. Nosso objetivo é educar sobre esses direitos, aproveitando a liberdade de expressão garantida pelo STF”, afirmou.

O workshop também vai discutir o novo relatório da Anvisa sobre a importância de divulgar informações científicas sobre o uso da Cannabis.

Serviço

Workshop “Introdução ao Estudo da Cannabis Medicinal”, da Casa Verde Amazônia.

Data: 25 de maio de 2024

Horário: das 15h às 18h.

Local: Hub Coworking (Av. Roberto Camelier, 558).

Entrada: Vagas limitadas Investimento: R$ 98,00 (noventa e oito reais) com direito a coffee break e certificado digital.

Inscrição: Por meio do formulário do evento (Clique Aqui).

Leia mais em: BTMAIS.COM.BR