///

Xuxa nas telonas: 5 filmes da rainha dos baixinhos que marcaram a infância dos fãs

A rainha dos baixinhos, Xuxa Meneguel, completou 60 anos na última segunda-feira, dia 27 de março. A artista marcou a vida dos seus fãs na TV, na música e na propaganda. Não tinha um lugar onde o rosto de Xuxa não estivesse e claro, com o cinema não foi diferente.

Desde a década de 1980, a apresentadora foi a protagonista de dezenas de filmes infantis que marcaram várias gerações de fãs. Ainda em ritmo de comemorações, o Pega a Pipoca relembra agora cinco filmes que marcaram os fãs da artista.

Pega teu cãozinho Xuxo e vem!

SUPER XUXA CONTRA BAIXO ASTRAL

Abrindo a lista tem a paixão e trauma de muita criança dos anos 90. Super Xuxa contra baixo astral era aquele filme que passava na Sessão da Tarde e que tinha o poder de prender a criançada ao mesmo tempo que tinha cenas pra botar medo em muito pequeno. O filme que abre com uma cena de Xuxa cantando “Arco-Íris” (e uma baita propaganda de tinta), já te pega de cara. O longa conta a história da apresentadora de TV, Xuxa, que convoca as crianças para colorir muros pichados na cidade (daí a música e a propaganda). Enquanto isso, Baixo Astral, um ser demoníaco que vive nos esgotos da cidade, decide se vingar de Xuxa sequestrando seu cachorro, Xuxo. O animal de pelúcia usado no filme foi inspirado no cachorro real da artista e o figurino da loira inspirado nas roupas de Michael Jackson, grande ídolo de Xuxa.

ONDE VER, BT?

O filme está completinho no Youtube. Veja clicando aqui

A PRINCESA XUXA E OS TRAPALHÕES

Existiu um tempo em que apenas dois grandes nomes ocupavam as bilheterias dos cinemas no Brasil: Xuxa e Os trapalhões. O filme de 1989, A Princesa Xuxa e os Trapalhões uniu os dois gigantes da TV.

Inspirado na trilogia Mad Max (É SÉRIO!), o filme conta a história da Princesa Xeron (Sim, essa era a Xuxa no filme), que vive em seu palácio e acredita que o povo de seu reino está feliz. Só que Ratam (Paulo Reis) assume o poder do planeta Antar, após a morte do imperador local, e ordena que todas as crianças sejam capturadas para trabalharem como escravas. É aí que entram os “príncipes” Mussaim (Mussum), Dedeon (Dedé Santana) e Zacaling (Zacarias) se unirem ao Cavaleiro Sem Nome (Renato Aragão), para resolver esse B.O.

O filme repetiu um looping na sessão da tarde

ONDE VER, BT?

O filme está completinho no Youtube. Veja clicando aqui.

LUA DE CRISTAL

É claro que o filme mais icônico da rainha dos baixinhos não poderia ficar de fora da lista. “Lua de Cristal” é um dos grandes feitos de Xuxa e encantou milhões de crianças brasileiras além de ensinar uma mensagem importante: não espere o príncipe encantado, ele pode ser o Sergio Mallandro. Vale a pena?

O filme é a maior bilheteria dos anos 1990. O longa é uma espécie de Cinderela, com pequenas pitadas da história real de Maria da Graça, nome verdadeiro da Xuxa. Maria da Graça vai para a cidade grande para morar com sua tia e seus primos, mas eles atormentam sua vida, fazendo-a trabalhar na casa onde moram. Ela conhece Bob e, através dele, consegue realizar seu grande sonho: ter aulas de canto.

A música Lua de Cristal, foi escrita para o filme, que tinha outro nome até a apresentadora se apaixonar pela canção.

ONDE VER, BT?

O filme está completo no youtube. Veja clicando aqui.

XUXA E OS DUENDES

O sucesso lançado em 2001 conta a história de Kira (Xuxa), uma botânica que possui poderes mágicos, apesar de não saber a origem deles. Até que Nanda (Debby), uma garota de 10 anos, encontra preso em seu quarto um duende chamado Damiz (Leonardo Cordonis) e pede ajuda a Kira para libertá-lo.

Logo elas descobrem que Damiz é o príncipe dos duendes e que foi sequestrado por Gorgon (Guilherme Karam), um ganancioso executivo que deseja comprar a casa da família de Nanda. Para ajudar a combater Gorgon, Kira resolve então entrar no mundo dos duendes. Uma viagem tão doida quantos do principais filmes da estrela.

O filme bombou tanto que levou 2,6 milhões de pessoas para o cinema e ganhou uma sequência lançado no ano seguinte. Segundo a Ancine, só o primeiro filme arrecadou mais de R$ 11 milhões.

ONDE VER, BT?

O filme está completo no youtube. Veja clicando aqui.

https://youtu.be/DUwN4iSIfRc

XUXA ABRACADABRA

Em mais uma aventura maluca no mundo dos contos de fadas, Xuxa vive Sofia uma bibliotecária que trabalha apenas com livros infantis. Prestes a sair com sua melhor amiga (Heloísa Perissé) para uma festa, ela recebe um pedido de Matheus (Márcio Garcia) para que tome conta de seus filhos, Lucas (Brunno Abrahão) e Júlia (Maria Mariana Azevedo). Sofia atende ao pedido, pois, além de gostar muito das crianças, nutre uma paixão secreta por Matheus, que é viúvo. 

Ela parte, então, para a casa do tio-avô das crianças, que é um astrônomo-feiticeiro e possui um livro mágico, para dentro do qual Sofia e as crianças acabam sendo teletransportadas, com destino à terra dos contos de fadas. Os três conhecem, então, vários personagens, como a Chapeuzinho Vermelho, o Pinóquio, o Gato de Botas, a Branca de Neve e João e Maria, e acabam atrapalhando o rumo de todas as histórias.

O filme bombou e tinha o elenco da globo em peso participando. Estreando no Brasil em dezembro de 2003, o conto de fadas maluco teve mais espectadores que uma animação da Disney. A arrecadação total também ultrapassou os R$ 11 milhões.

ONDE VER, BT?

O filme está completo no youtube. Veja clicando aqui.