Nesta quarta-feira, 25, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar se houve crime de genocídio e omissão de socorro na assistência dada pelo governo federal, nos anos do ex-presidente Jair Bolsonaro, aos Yanomami.
No fim de semana, o governo federal decretou Estado de Emergência na terra Yanomami de Roraima e Amazonas após a divulgação de uma crise sanitária com casos de malária e outras doenças, além de casos severos de subnutrição entre os nativos.
A decisão atende um pedido do ministro de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Na última segunda-feira, 23, Dino enviou ofício com o pedido de apuração ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
A investigação irá tramitar no estado de Roraima e tem como objetivo investigar:
- a participação ou a omissão de ex-integrantes do governo federal;
- os envolvidos em toda a cadeia do garimpo ilegal, incluindo proprietários de equipamentos, garimpeiros, barqueiros, operadores de máquinas e até o piloto do avião que transporta envolvidos e produtos.
Por causa da crise sanitária, diversas entidades se reuniram e divulgaram forma de participar da corrente de humanidade. Saiba como ajudar: