///

Youtuber asiático produz documentário no Pará, erra o nome da castanha e mente sobre vida de idoso entrevistado; entenda

Um documentário produzido por um youtuber asiático, em Boa Vista do Acará, no Pará, está viralizando nas redes sociais. O problema, é que na produção, diversas histórias foram contadas de formas erradas e até mentirosas. O influenciador também “dá a entender” que as pessoas que vivem na região são exóticas. 

Um morador da região, chamado carinhosamente de “seu Ladi”, foi entrevistado pelo youtuber Joe Hattab, o apresentador do canal que produziu o documentário. Mas, ao publicar a produção, ele diz que o idoso, de 80 anos, tem três esposas. A situação causou revolta nas redes sociais, principalmente em quem conhece seu Ladi. Diversas personalidades paraenses já se manifestaram sobre o assunto, como por exemplo as cantoras Fafá de Belém e Valéria Paiva.

De acordo com relatos de quem conhece o idoso, ele é viúvo, e viveu a vida toda com apenas uma esposa, chamada de Dona Santana. Quem o conhece, diz que ele era extremamente cuidadoso e respeitoso com a mulher.

Durante a gravação, Ladi aparece subindo em açaízeiros e batendo o fruto. O youtuber Joe Hatab chega a provar o açaí. O documentário diz que o idoso mora em Manaus, mas na verdade, ele mora em Boa Vista do Acará.

Durante a gravação, Hatab também mostra a castanha do Pará, e a chama de “castanha de caju”, o que também gerou mais revolta nos internautas pela falta de apuração e quantidade de erros na produção.

Nas redes sociais, diversos internautas comentaram revoltados com a situação. Por meio do seu perfil no instagram, a cantora Fafá de Belém escreveu ” Falta de respeito! Agora é temporada de caça dos oportunistas que estão “descobrindo “a gente!!! INADMISSÍVEL!!!”.

Em outro comentário, Raquel Ferreira (@monotour_belem) “O vídeo viralizou. Tá em todas as plataformas e nos grupos de whatsapp, rendendo views a essa galera que prega amor pelos povos da floresta e são apenas mais do mesmo dos tempos da colonização. Vergonha da empresa ou do profissional que levou essa galera lá com seu Ladi e não se deu o trabalho de conferir as informações dadas. Não é um videozinho de celular postado por um turista, é um documentário, totalmente irresponsável e apenas esteticamente bonito”.

Quem é Joe Hattab: Ele nasceu em 18 de março de 1990, na Jordânia, na Ásia, e se tornou uma celebridade do YouTube, cujos vídeos foram vistos mais de 1 bilhão de vezes. O canal inclui vídeos virais como “O desafio da endemia mais quente e perigosa do mundo com uma garota coreana e sua mãe” e um videoclipe para sua música “Flowers & Honey”.  

Sobre o vídeo gravado com seu Ladi, aqui no Pará, os perfis paraenses pedem para que a publicação seja denunciada para que assim a plataforma possa removê-la e tirá-la do ar.

Veja o vídeo completo: