////

Zélia Amador recebe título de Doutor Honoris Causa pela Uepa

Conhecida internacionalmente por ser uma das vozes na luta por direitos da população afroamazônica, a pesquisadora Zélia Amador de Deus recebeu o título de Doutor Honoris Causa na noite da última quinta-feira, 18. A cerimônia ocorreu no Theatro da Paz, em Belém, durante evento em celebração aos 30 anos da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Zélia também recebeu título de Professora Emérita da instituição, dado a docentes aposentados da Uepa, cujas contribuições profissionais tenham sido proeminentes para a Universidade, para a sociedade e para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão, dos serviços universitários e das políticas públicas, além daqueles que tenham produção intelectual, científica ou artística consideradas de potencial relevância.

Ao receber as honrarias, a professora interpretou um poema de Conceição Evaristo sobre luta e ancestralidade do povo negro e, além de agradecer à família e à ancestralidade, Zélia agradeceu aos movimentos negros brasileiros com quem aprende muito todos os dias.

“A luta a gente não aprende na escola, luta a gente aprende lutando”, disse ela, ao mencionar o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa) e o Grupo de Estudos Afroamazônicos.

Zélia Amador já havia sido titulada com a honraria pela Universidade Federal do Pará, em novembro de 2019.