A Polícia Militar de São Paulo afastou, na segunda-feira (9), três policiais envolvidos na abordagem que resultou na agressão com um soco no rosto de uma dona de casa no bairro Jardim Santa Amália, em Campinas (SP). Um vídeo divulgado pela EPTV mostra o momento em que um dos policiais desfere um soco no rosto da mulher, que cai ao chão. O caso ocorreu no dia 21 de outubro.
Segundo a PM, a Corregedoria instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar os fatos. “Todo e qualquer excesso cometido por policiais será penalizado em conformidade com a lei”, afirmou a corporação em nota. Os policiais devem ser ouvidos ainda hoje, e a íntegra das imagens foi requisitada.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), na época da ocorrência, o caso foi registrado como lesão corporal, resistência e violência doméstica.
A dona de casa, que prefere não ser identificada, afirmou que a abordagem começou após uma discussão com sua filha, que acionou a polícia. Ela relatou que o policial responsável pelo golpe agiu com agressividade desde o início.
“O policial logo no começo já foi agressivo comigo com as palavras. Disse que se eu não ficasse quieta, ele iria quebrar minha cara. Quando perguntei o motivo da voz de prisão, ele repetiu que eu deveria ficar quieta ou quebraria minha cara”, afirmou a vítima.
Ela também contou que foi atingida na boca e desmaiou após o golpe. “Depois de bater, ele jogou minha cabeça no chão. Não enxergava, não ouvia nada. Me colocaram algemada na viatura e me levaram ao pronto-socorro, mas lá também não fui atendida de imediato”, relatou.
A mulher disse que temia denunciar o caso devido a ameaças. “Ele falou: ‘Pode denunciar na Corregedoria, onde você quiser, porque eu sei onde você mora’. Isso me deixou com mais medo ainda.”
No boletim de ocorrência registrado pelos policiais, consta que a vítima teria se recusado a ir à delegacia e agido de forma agressiva, tentando desferir um soco no rosto do PM. A ação do policial foi descrita como um “uso moderado da força” para conter a resistência.
A moradora, porém, contesta essa versão. “Nunca, jamais eu faria isso. Em nenhum momento xinguei ou agredi. Não pus a mão neles em momento algum”, afirmou.
As imagens, que apresentam pequenos cortes devido ao sistema de câmeras, mostram o policial pegando um objeto no cinto antes de golpear a mulher.
*Com informações de G1 SP.