//

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Amazonas

O estado do Amazonas confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos. O resultado foi divulgado na noite desta quarta-feira, 27, pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES). O paciente é um homem, com idade entre 20 e 30 anos, que mora em Manaus e esteve recentemente em Portugal.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) recebeu a notificação de caso suspeito no dia 21 de julho, após a chegada do paciente no Brasil.

Segundo a SES, o paciente apresentou os primeiros sintomas como febre, aumento dos linfonodos do pescoço, dor de cabeça, sensação de fraqueza e falta de energia, dor muscular e, posteriormente, erupção cutânea sugestivas da doença ainda em Portugal, no dia 7 de julho.

Durante a viagem, quando setiu os sintomas o paciente procurou atendimento no serviço de saúde local, recebendo medicação de acordo com as queixas e por não ter apresentado melhora, ao chegar a Manaus, compareceu à Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde, após avaliação de equipe médica, foi notificado como suspeita da doença.

O homem está estável e se recuperando em casa e em isolamento. A investigação domiciliar acerca do caso segue, pelo CIEVS Manaus, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

O primeiro caso de varíola dos macacos na região norte do Brasil, no estado do Acre, foi confirmado na última segunda-feira, 25.

O QUE SE SABE SOBRE A DOENÇA:

O BT conversou com o Biólogo e Mestre em Virologia pelo Instituto Evandro Chagas, Thadeu Cantão. Ele falou sobre a origem da doença, os sintomas e possíveis precauções. Você pode conferir clicando aqui