///

Formatura no Restaurante? Formandos da Ufra contestam transferência da solenidade para o RU

Um dos momentos mais importantes da vida adulta, a formatura do ensino superior, pode ser ofuscado para um grupo de estudantes de Belém. Os formandos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), estão insatisfeitos com a mudança repentina do local e data da solenidade e colação de grau das turmas que estavam marcadas para o final deste mês de agosto. Em conversa com o BT, os universitários disseram que as mudanças ocorreram de forma arbitrária, sem consentimento ou votação do conselho responsável. 

É certo que, em se tratando de cerimônias de formatura, sempre há divergências entre estudantes e instituição de ensino. No entanto, os alunos não gostaram da decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que definiu a nova data das cerimônias para o dia 9 de setembro e terá como local o Restaurante Universitário (RU).

RU da Ufra. Foto: Reprodução

“O primeiro problema: a data que remarcaram, porque existem alunos que precisam concluir esta etapa este mês ainda e o outro problema é o fato de marcarem nossa solenidade dentro de um restaurante universitário”, desabafou um dos estudantes.

Uma comissão de formandos foi formada para tratar junto à universidade onde será a cerimônia. Uma das sugestões propostas é o auditório Waldir Bouhid, o qual teria melhor estrutura para receber o total de formandos e suas respectivas famílias.

Auditório Waldir Bouhid, na Ufra. Foto: Reprodução

“A universidade tem meios de fazer essa solenidade em um outro local. Ainda que não seja na Ufra, mas poderiam fazer um tipo de parceria com a UFPA, por exemplo, ao invés de fazer no Restaurante universitário”, contou um formando.

RESPOSTA

A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da Ufra disse em nota que o local da solenidade ainda não foi definido e garante que “está buscando espaços que possam comportar a quantidade de alunos formandos” e “mantendo a boa condição de dignidade e respeito aos formandos desta renomada instituição”.

A instituição diz ainda que não tem recursos atualmente para promover a reforma e reconstrução dos auditórios próprios, que estão danificados e sem condições de comportar eventos desta magnitude.

Sobre a agenda de reunião com a comissão de formatura, a Pró-reitoria de Ensino confirma o recebimento da solicitação, proposta, inicialmente, para o dia 12 de agosto mas que, em virtude de compromissos já agendados pelo pró-reitor, a nova data sugerida foi dia 16 de agosto, próxima terça-feira.