///

Arraial do Pavulagem é reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional pelo presidente Lula

Foto: Ricardo Stuckert - Arraial do Pavulagem é sancionada como Patrimônio Cultural Nacional

Na noite desta quarta-feira, 04, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reconheceu o Arraial do Pavulagem como Patrimônio Cultural Nacional, no Palácio do Planalto, em Brasília.

A sanção da Lei 4284/2019 teve origem na Câmara dos Deputados, de autoria do ex-deputado Cássio Andrade (PSB) e a deputada federal, Dra. Alessandra Haber (MDB) foi a relatora do PL. No Senado, o projeto foi aprovado no último dia 9 de julho. Na cerimônia, também esteve presente o ministro das Cidades, Jader Filho e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Foto: Ricardo Stuckert – Arraial do Pavulagem é sancionada como Patrimônio Cultural Nacional

O presidente lula publicou nas redes sociais a decisão utilizando o chapéu de palha com fitas coloridas do Arraial. Leia na íntegra:

Arraial do Pavulagem

Há 37 anos, começava uma brincadeira na Praça da República, com músicos e plateia ao redor de um boi-bumbá, batizado de “Boi Pavulagem do Teu Coração”. Hoje, o cortejo incorpora, além da música, elementos da cultura tradicional paraense.

Foto: Ana Catarina – Arraial do Pavulagem é sancionada como Patrimônio Cultural Nacional

Formado em 1987 e fundado pelos músicos Ronaldo Silva e Júnior Soares, tem como um dos principais adereços dos brincantes o chapéu de palha com fitas coloridas. O cortejo é um fenômeno na capital paraense, realizado ao ar livre em todos os domingos de junho, se tornando uma rica manifestação popular brasileira, onde faz da rua o seu território e compartilha com o público, a visão encantadora da cultura paraense e da região Norte.

No dia 27 de junho de 2017, a Câmara Municipal de Belém admitiu, por unanimidade, o cortejo do Arraial do Pavulagem como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município, em decorrência dos 30 anos, fomentando a valorização, difusão e fortalecimento da cultura brasileira. Já em 2019, o Governo do Estado do Pará, declarou o cortejo como Patrimônio Cultural do Estado.