Na próxima quinta-feira, 30, ocorre o primeiro Festival Internacional do Chocolate e Cacau de Altamira. O município paraense irá reunir chefs de cozinha, empresários, fabricantes e chocolatiers nacionais e internacionais em seminários e exposições que acontecerão até o dia 03 de julho.
O BT conversou com Marco Lessa, um dos responsáveis pelo festival, sobre a realização do evento em Altamira. Ele afirmou que o município é um dos maiores produtores de cacau do Brasil e que, por isso, é fundamental e estratégico que entre no circuito do festival de cacau da América Latina. “Não tem sentido. Ilhéus, como produtor de cacau, o maior produtor de cacau da Bahia, tem um evento. Belém, como capital do Pará, já tem o evento. São Paulo como mercado consumidor e produtor. Equanto Altamira e a Transamazônica não. Então é fundamental e estratégico.” afirmou Marco.
Sobre o festival, Marco diz que por ter uma característica multidisciplinar, por ser um evento de fomento do empreendedorismo, de transferência de renda e de impacto na vida das pessoas, o festival irá focar no estímulo à agregação de valor e à verticalização do negócio. “Discutimos todas as possibilidades de transformação nessa região produtora do de cacau numa região de agroindústria onde a gente possa ter barca de chocolate, derivados de cacau, outros produtos e faça com que essa esse dinamismo resulte na qualidade de vida, na renda todos que produzem cacau e por consequência de todos da região da Transamazônica.”
INÍCIO DA CACAU FEST
O festival surgiu em 2009, após uma crise no sul da Bahia provocada por uma praga chamada “vassoura de bruxa”, que é comum em cacaueiros. O evento nasceu para estimular a produção de chocolate e até a data de hoje, já surgiram mais de cem marcas de chocolate na Bahia, mais de 250 marcas de chocolate no Brasil.
“É mais do que um evento, é um projeto, uma uma plataforma que mudou a relação do Brasil com o chocolate. “
Marco Lessa.
Marco Lessa adianto, ainda, que o evento pretende trazer alguns nomes internacionais que tenham um apelo amazônico e que possam conhecer a região. “É fundamental você ter um projeto, uma plataforma, um evento que não seja simplesmente uma feira, mas o encontro de todos os atores envolvidos nessa cadeia que precisam de visibilidade, se encontrar, conversar, trocar informações, aprender com outras referências de fora, apresentar a população Esse trabalho está sendo desenvolvido.” conclui Marco.
A cerimônia de lançamento de toda a programação e as atrações do 1º festival internacional do chocolate e cacau da Transamazônica, o Chocolate Xingu 2022, aconteceu na noite da última sexta-feira, 03 de junho, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira (ACIAPA). O evento é uma parceria da prefeitura de Altamira com o governo do estado.