//

Pagou a corrida, mas o motorista não finalizou no aplicativo?; saiba o que fazer

Resumo:

Quando o motorista não finaliza a corrida no aplicativo, e a cobrança indevida persiste, o passageiro deve agir rapidamente. Segundo o advogado especialista em direito do consumidor, Kristofferson Andrade, é fundamental relatar o problema diretamente no app, utilizando a função “Relatar problema com a cobrança”. A Uber oferece suporte via chat e e-mail, onde o passageiro pode solicitar a revisão do valor e o reembolso. Nas redes sociais, usuários frequentemente enfrentam dificuldades para resolver essas situações. Se o problema não for resolvido pela plataforma, o consumidor pode recorrer ao Procon ou à Justiça para assegurar seus direitos.

Saiba mais abaixo:

Ao usar serviços de transporte por aplicativo, você pode se deparar com uma situação incômoda: o motorista finaliza a corrida, mas o aplicativo continua a cobrar o valor. Se isso acontecer, é importante saber quais são seus direitos e como proceder.

O BT conversou com o advogado especialista em direito do consumidor, Kristofferson Andrade, que orienta sobre os passos necessários para evitar cobranças indevidas e garantir o reembolso.

Nas redes sociais, usuários frequentemente relatam problemas em que o pagamento de corridas não é reconhecido pelo aplicativo. Um exemplo é o relato de uma usuária no Threads:

“Não queria chegar a esse ponto, mas o motorista fez uma corrida para mim no domingo e, no final, alegou no aplicativo que não foi pago, mesmo eu tendo pago. Tentei contato com a Uber e com o motorista, mas ninguém resolveu. Não vou pagar de novo por uma corrida já quitada”, desabafa.

Reprodução: Threads.

Em outro caso relatado nas redes sociais, a pessoa diz que pagou a corrida no cartão e tenta resolver no suporte do aplicativo de transporte:

Reprodução: Threads.

Conforme o advogado ressalta, o principal a ser feito de imediato, é entrar em contato com o suporte do aplicativo de viagem:

“Primeiro, o passageiro deve entrar em contato imediatamente com o suporte do aplicativo e relatar o ocorrido. Pode fazer também o print da tela do celular para mostrar que já chegou ao destino final. Caso não consiga resolver, a pessoa pode fazer uma reclamação junto ao Procon ou no site consumidor.gov.br. Se o mesmo ocorreu com o pagamento feito no cartão de crédito, a pessoa deve entrar em contato com a administradora do cartão, relatar o ocorrido, pedir para suspender o pagamento ou até mesmo fazer o estorno junto à administradora”, disse o advogado.

Se ainda assim, o problema não for resolvido, o profissional orienta buscar a Justiça: “Se não for resolvido, o passageiro/consumidor pode ingressar ingressar com ação de indenização por dano material para recuperar o valor que pagou a mais, bem como uma indenização por dano moral por todo o constrangimento e o tempo gasto para resolver um problema no qual não deu causa”, reforça Kristofferson.

Advogado Kristofferson Andrade. Reprodução: Redes social.

Por fim, o advogado faz um alerta para que as pessoas evitem passar por este tipo de problema:

“Para evitar ter esse tipo de dor de cabeça, é importante se certificar de que o motorista encerrou a corrida no aplicativo e acompanhar o valor da corrida e, de preferência, pagar em dinheiro, em espécie, para não ser surpreendido na fatura do seu cartão de crédito. Revisar o histórico das corridas no aplicativo, para que você faça uma análise dos valores definidos no momento em que você solicitou a viagem, justamente para comparar ao valor que foi pago. E guardar todas as informações relevantes para uma eventual solicitação de reembolso junto à empresa do aplicativo e até para a via judicial”, finaliza o especialista.

Central de ajuda na plataforma de viagens 99. Imagem reprodução.