O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, neste sábado, 20, que irá respeitar o resultado das urnas caso não seja reeleito. A declaração foi dita aos seus apoiadores do Rio de Janeiro enquanto realizava agenda na Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo. Bolsonaro estava acompanhado do candidato a vice na chapa, o ex-ministro Braga Netto, e do filho Flávio Bolsonaro, responsável pela coordenação da campanha.
A declaração mostra uma postura diferente da adotada em outros momentos nos quais afirmou que não reconheceria caso não vencesse as eleições. Bolsonaro afirmou: “A gente está nessa empreitada buscando a reeleição, se esse for o entendimento. Caso contrário, a gente respeita. Mas a nossa democracia, a nossa liberdade acima de tudo”, afirmou o presidente aos apoiadores que realizavam carreada com bandeiras do Brasil.
Bolsonaro reproduziu a fala em uma transmissão ao vivo em suas redes sociais.
Fora isso, Bolsonaro disse ter ‘cumprido uma missão’ assumindo a Presidência. “Agradeço a Deus pela minha vida, pela missão. Estou muito feliz com isso, apesar da dificuldade de estar na Presidência. Mas é uma missão, para soldado, é missão cumprida”
Em outras ocasiões, o presidente colocou em dúvida a credibilidade do voto eletrônico, com ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e chegou a ter lives derrubadas pelo youtube do Brasil devido as suas declarações.