O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu nesta segunda-feira, 9, a deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) como a nova ministra dos Direitos Humanos no lugar de Silvio Almeida, que foi demitido após acusações de assédio sexual.
Nas redes sociais, o presidente afirmou que a nomeação da deputada como ministra será assinada em breve: “Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, anunciou.
Ver essa foto no Instagram
QUEM É MACAÉ EVARISTO?
Macaé Evaristo, de 59 anos, graduou-se em serviço social e fez mestrado e doutorado em educação e em 2025 tornou-se secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, função que desempenhou até o ano de 2012.
Ela chegou a integrar o governo de Dilma Rousseff, entre 2013 e 2014, quando foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC).
Ministra
SILVIO ALMEIDA
Silvio ALmeida deixou o cargo de titular do ministério dos Direitos Humanos após denúncias de assédio sexual, que envolveriam sua então colega Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial. A Polícia Federal vai investigar as denúncias divulgadas contra o agora ex-ministro.