O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do promotor de Justiça Emério Mendes Costa, expediu ofício nesta segunda-feira, 23, à Delegacia de Polícia Civil e à Direção da 9ª Seccional Urbana de Mosqueiro, para que seja instaurado inquérito policial com o objetivo de apurar o desmatamento em uma área de preservação ambiental.
A denúncia foi recebida pela Promotoria de Justiça no início de setembro, alertando sobre a supressão de vegetação na orla da Praia do Paraíso, localizada no distrito de Mosqueiro, em Belém. De acordo com o MP, a área afetada é de grande importância ambiental, o que torna a apuração ainda mais urgente e necessária.
No dia 9 de setembro, o órgão solicitou que a Polícia Militar, juntamente com a agência distrital de Mosqueiro, realizasse uma diligência no local. As equipes constataram que algumas árvores haviam sido derrubadas e foram identificados focos de queimadas. Entretanto, não foi possível encontrar responsáveis pelo crime ambiental.
Com base nas evidências levantadas, o Ministério Público agora pede à Polícia Civil que sejam realizadas novas diligências. Entre as medidas solicitadas estão a realização de uma perícia para avaliar o impacto ambiental, além da escuta de moradores das imediações e das equipes de fiscalização que participaram da inspeção anterior.
Após a conclusão das investigações e o recebimento do laudo pericial, o MPPA adotará as medidas necessárias para combater e responsabilizar os envolvidos na prática criminosa. O desmatamento em áreas protegidas é um crime ambiental sério, e as autoridades reforçam a importância da colaboração da população com denúncias para auxiliar na proteção dessas áreas essenciais para o equilíbrio ecológico da região.