O governo federal divulgou, nesta terça-feira (8), as notas finais das provas objetivas e a nota preliminar da prova discursiva do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também chamado de “Enem dos concursos”. O processo seletivo, que unifica os concursos de diferentes órgãos públicos, disponibilizou as notas dos blocos 1, 2, 3, 5, 6 e 7, de nível superior, e do bloco 8, de nível médio. No entanto, a divulgação dos resultados das provas do bloco 4 segue suspensa por decisão liminar da Justiça do Distrito Federal.
PROVA DE TÍTULO
Os candidatos podem consultar a página oficial da seleção para verificar se foram convocados para a prova de títulos, cuja documentação, como pós-graduação, mestrado e doutorado, deve ser enviada até esta quarta-feira (9). Também foram liberadas as imagens digitais das provas discursivas para o nível superior, com os padrões de resposta esperados. Já para o nível médio, a avaliação foi feita por meio de uma redação, sem padrão de resposta específico.
Além disso, os gabaritos finais das provas objetivas, já corrigidos após os recursos, estão disponíveis na página oficial do concurso. Ao todo, sete questões foram anuladas nos blocos 1, 3 e 7, e os pontos correspondentes foram atribuídos a todos os candidatos que realizaram essas provas, conforme previsto no edital.
COMO ACESSO AS NOTAS?
Para acessar o extrato completo do resultado, os candidatos devem entrar na área do candidato e verificar o desempenho por cargo. As notas detalhadas incluem o número de acertos, nota ponderada e, para os concorrentes de nível superior, as notas específicas para cada eixo temático, tanto nas provas de conhecimentos gerais quanto nas de conhecimentos específicos.
Já os candidatos de nível médio podem consultar o número de acertos em disciplinas como língua portuguesa, noções de direito, matemática e realidade brasileira. Aqueles que tiveram a redação corrigida também podem conferir as notas total e ponderada da prova escrita.
RECURSO
Os candidatos que desejarem pedir revisão das notas das provas discursivas ou da redação podem fazer isso até quarta-feira (9), na mesma página onde consultaram o resultado. O campo “Interposição de recursos” permite baixar a imagem da prova e solicitar a reavaliação.
Classificação e próximas etapas
A classificação final dos candidatos será determinada com base na nota mais alta, tanto para ampla concorrência quanto para vagas reservadas a negros, indígenas e pessoas com deficiência. A distribuição de vagas segue critérios específicos para cada órgão e cargo, levando em consideração as preferências de cargos indicadas pelos candidatos durante a inscrição.
O Concurso Nacional Unificado, que teve mais de 2,1 milhões de inscritos, conta com 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Mesmo com o grande número de inscritos, menos da metade dos candidatos (970 mil) compareceu para realizar as provas.
CRONOGRAMA FINAL:
- Pedidos de revisão das notas da prova discursiva: 8 e 9 de outubro
- Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro
- Resultado dos pedidos de revisão da prova discursiva: 17 de outubro
- Avaliação biopsicossocial dos candidatos com deficiência: 17 a 25 de outubro
- Verificação da condição declarada para os candidatos negros e indígenas: 2 e 3 de novembro
- Previsão de divulgação dos resultados finais: 21 de novembro