/////

Novas rotinas administrativas e pedagógicas são planejadas em escolas municipais de Belém

Araceli Lemos, Secretária Municipal de Educação de Belém, ressaltou o compromisso da Gestão por uma educação pública de qualidade.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Belém promoveu nesta sexta-feira, 31, a primeira reunião com os secretários e secretárias de escolas da rede municipal de educação para alinhar as novas portarias de lotação e Hora Pedagógica (HP), além de orientar e amenizar as rotinas administrativas com os diretores e diretoras.

Segundo a Diretora de Educação da Semec, Jaqueline Rodrigues, a nova portaria de HP terá como objetivo fechar a hora pedagógica em um turno, para, desta forma, o professor ter a disponibilidade de lotação em outros turnos. Já a portaria de lotação, que ainda será publicada, terá como prioridade a lotação dos professores em sala de aula e depois destinar os profissionais a outros espaços pedagógicos dentro das unidades de Belém.

Outros pontos da reunião foram para explanar e dialogar sobre as rotinas administrativas, como Siga, matrícula, Busca Ativa, novo filtro para a educação especial e reorganização de lotação de professores.

“Como gestão, é nossa obrigação, propor e trazer para todos e todas uma forma de um funcionamento mais completo, eficaz, para que possamos melhorar cada vez mais nossa rede municipal”, destacou a secretária municipal de Educação de Belém, Araceli Lemos. 

Segurança

Um dos pontos importantes do encontro ocorreu ao enfatizar os últimos acontecimentos de violência nos ambientes escolares no país. A Coordenação Integrada de Educação e Saúde (Cines), que conta com assistentes sociais e psicólogos, esteve presente para salientar a importância do trabalho na prevenção às situações mais graves na Região Metropolitana de Belém.

Segundo a secretaria, na rede municipal de ensino de Belém não houve registro de casos referente a ataques ou ameaças a estudantes dentro da escola e, durante o ano letivo, a Semec realiza formações com educadores municipais para promover a cultura da paz nas escolas, por meio de parcerias.

A reunião reforçou também a importância de efetivar o recadastramento dos servidores e das servidoras vinculados à Semec, pois a atualização dos dados funcionais e cadastrais, que segue até o dia 19 de maio, é obrigatória e abrange titulares de cargo efetivo, ocupantes de cargo comissionado e contratados temporários, além de servidores em processo de aposentadoria, cedidos, afastados ou licenciados.