A atriz Larissa Manoela compartilhou nas suas redes sociais durante a tarde da última terça-feira, 20, o diagnóstico de ovário policístico. No tweet publicado, Larissa desabafa “Ontem, através de um ultrassom detalhado, descobri que além de endometriose, eu tenho também ovário policístico. Não é fácil ser mulher” afirmou. A atriz compartilhou o diagnóstico de endometriose em maio de 2022.
A atriz disse estar abalada com a notícia: “O diagnóstico positivo assusta e confesso dar uma desestabilizada. Mas estou certa de que vou encontrar o melhor tratamento para ambas as doenças”.
Em um vídeo publicado pela atriz, ela explica um pouco mais sobre o diagnóstico e tratamento. Veja:
Ver essa foto no Instagram
Recentemente, a cantora Anitta também compartilhou nas redes sociais, o diagnóstico de endometriose e chamou atenção para a conscientização sobre a doença.
De acordo com o site Viva Bem, a Síndrome de Ovário Policístico (SOP) é uma alteração endocrinológica, mais comum na ginecologia, afetando de 6% a 10% das mulheres em período fértil. Essa síndrome é caracterizada pela ausência de menstruação e aumento de alguns hormônios.
O diagnóstico é feito com exames de sangue, exames físicos e ultrassom dos ovários, no entanto, o uso de anticoncepcionais hormonais pode prejudicar o resultado do diagnóstico. Vale lembrar que a investigação de dosagem dos hormônios deve ser feita durante o quarto ao décimo dia do ciclo menstrual para as mulheres que possuem ciclos regulares além do ultrassom transvaginal.
O tratamento da síndrome deve ser acompanhado de perto e de forma sintomática por ser uma doença crônica. A mudança do estilo de vida é um divisor de águas quando se trata da SOP, atividades físicas e uma alimentação saudável diminuem os sintomas.