/

Presidente do Iphan fala sobre patrimônio destruído depois de ataques em Brasília

Em entrevista à Globonews, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, falou sobre os prejuízos patrimoniais causados pelos terroristas que atacaram Brasília no último domingo, 8.

Leandro Grass, presidente do Iphan. Foto: Reprodução.

“Já há um esforço muito grande por parte do Ministério da Cultura, do Palácio do Planalto, dos técnicos que trabalham no Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso, para diagnosticar e entender qual foi o tamanho dessa destruição”, disse Grass.

Peças destruídas em Brasília. Foto: Reprodução.

O presidente do Iphan afirmou, ainda, que os prejuízos patrimoniais seguem sendo calculados. “Tem sido muito questionado qual é o tamanho do prejuízo material, ou seja, o financeiro, mas existem coisas ali que nós não podemos nem calcular quanto custam, quanto valem materialmente. Porque tem um peso na história, um valor na cultura brasileira, um valor para as instituições da Democracia”, afirmou.

Grass finalizou dando um prazo para se ter uma ideia do prejuízo. “Amanhã, 12, a gente já deve ter algumas informações preliminares para orientar os próximos passos de restauro, revitalização, desse quadro trágico e perverso que a gente encontrou diante dos atos terroristas do último final de semana”.

VEJA:

Vídeo: Globonews.