A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, está prestes a ser restabelecida em todo o território brasileiro até esta quarta-feira, 9. A informação foi divulgada pelo colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, que afirma que essa também é a data estimada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O processo envolve a transferência do valor das multas aplicadas à plataforma, conforme solicitado pelo ministro Alexandre de Moraes. A Caixa Econômica Federal foi encarregada de realizar a transação para a conta do STF, e a liberação da rede social depende da confirmação desse pagamento.
Após a certificação do recebimento, o ministro Moraes deve encaminhar o pedido da plataforma X ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, que será responsável pela avaliação do caso. Gonet, segundo a publicação, tem sido rápido no trâmite de pedidos de manifestação sobre a questão, o que sugere que ele poderá responder entre esta segunda-feira, 7, e quarta-feira, 9.
Com a aprovação de Paulo Gonet, a decisão final sobre o restabelecimento da rede ficará novamente nas mãos do ministro Alexandre de Moraes. Ainda que o ministro não tenha sinalizado pressa em concluir o processo, o parecer positivo do procurador-geral pode acelerar a liberação do X no país, destaca o colunista.